Profissionais de marketing devem repensar planejamento

Foco deve estar em pessoas, segundo estudo da Forrester

Author Photo
10:09 am - 13 de setembro de 2018

Os profissionais de marketing estão em alta, inovando em um ritmo acelerado para acompanhar o ecossistema de experiência do cliente – que está se transformando rapidamente. Hoje, eles usam mais dados e tecnologia, sabem mais sobre os consumidores, participam de mais canais e mais dispositivos e personalizam experiências de formas que nem existiam há alguns anos.

Mas uma coisa não mudou: planejamento de marketing, que permanece imune à evolução do engajamento do cliente. Para muitos profissionais da área, o planejamento ainda é sobre a análise de orçamentos em intervalos de canal. O alerta é de Joe Stanhope, analista de Forrester.

Porém, os processos de planejamento limitam a flexibilidade, obscurecem a visibilidade do desempenho e não se alinham aos objetivos de marketing, causando um efeito inibidor na capacidade dos profissionais de marketing de acompanhar seus clientes.

Por isso, as marcas precisam se afastar dos processos de planejamento linear que foram projetados para a era da TV e pensar em uma abordagem obcecada pelo cliente, focada na solução dos problemas dos clientes. Uma nova pesquisa feita pela Forrester revela o chamado “planejamento liderado por pessoas”. O conceito é caracterizado por três princípios fundamentais: operação contínua, medição contínua e orçamentos e táticas flexíveis.

O estudo estabelece a ideia de que o planejamento liderado por pessoas aprimora o foco no cliente das marcas, considera as dimensões de um novo processo de planejamento cíclico e oferece recomendações sobre como as marcas podem se reinventar.

Entre os benefícios estão o estabelecimento do cenário para a inovação contínua de marketing, a obsessão inabalável do cliente e a satisfação das expectativas dos clientes em qualquer lugar, a qualquer hora.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.