Procuram-se consultores de blockchain

Author Photo
5:14 pm - 22 de junho de 2016
Procuram-se consultores de blockchain

Blockchain. Todo mundo fala, mas poucos entendem o que realmente é a plataforma, seus benefícios e desafios. Solução de livros distribuídos que sustenta a maior moeda virtual da atualidade, o bitcoin, o blockchain resolve um problema fundamental na economia atual de movimentação de dinheiro, levando agilidade, segurança, transparência e redução de custos para transações financeiras.

E ao que tudo indica, a carreira de consultor de blockchain será uma das mais cobiçadas nos próximos anos, cenário parecido com o vivenciado pelo big data. Jochen Mielke Lima, diretor de Sistemas da BM&FBOVESPA, lembra que o interesse pelo tema tem sido enorme e o que se sabe é que consultor de blockchain é a melhor posição que se pode almejar no momento.

“Todos querem entender a tecnologia, saber como aplicar nos negócios e o mais interessante é que para entender a plataforma é necessário somente de nove a dez meses de experiência e estudo”, sintetizou o executivo durante painel no Ciab, feira de tecnologia para bancos, que acontece até amanhã (23/6), em São Paulo.

Concorda com ele Joaquim Kavakama, superintendente-geral da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). “Avisem seus filhos e netos que consultor de blockchain certamente terá mercado”, aconselhou.

>> Confira a cobertura completa do evento

Como o momento atual é de compreensão da tecnologia e aplicação nos negócios, Fabio Chesini, diretor de pesquisas do Gartner, explicou durante a apresentação como surgiu o primeiro esboço de bitcoin e de que forma ela pode se aplicar em diferentes segmentos, não só aos bancos.

Segundo ele, o bitcoin precisa ter três componentes-chave para existir: token, blockchain e linguagem de script. Seu objetivo é possibilitar a comunicação entre partes sem a necessidade de um terceiro, no caso um regulador, que no Brasil é representado pelo Banco Central (Bacen). Mas, calma, nem por isso o mundo de transações financeiras vai virar terra de ninguém. “Bancos estão percebendo a relevância do blockchain para o ecossistema e buscando formas de incluí-la nos negócios.”

Como levar o blockchain para os negócios é exatamente uma das tarefas do Blockchain Lab, da IBM, do qual Nitin Gaur é diretor. O executivo reforçou que o sistema de pagamento atual é ineficiente, uma vez que para se fazer uma transação financeira de cinco a seis companhias são envolvidas.

“Com o blockchain, a complexidade acaba e todo o processo tem grande visibilidade”, reforçou o executivo, acrescentando que a chance de fraude cai sobremaneira, pois todo o caminho do dinheiro é rastreável. Gaur apontou que a tecnologia está caindo nas graças das empresas e a IBM já tem casos de uso de clientes em diversas áreas, como supply chain, finanças e recursos humanos.

O executivo lembrou, no entanto, que o blockchain não pode resolver tudo, mas para que funcione será fundamental manter a tecnologia aberta e gerar uma comunidade em torno dela.

Seguindo a linha de casos de uso, Kavakama, da CIP, afirmou que uma das possíveis aplicações do blockchain no Brasil pode ser o uso em boletos. De acordo com ele, todos os anos são gerados 3,5 bilhões de boletos, que têm na ponta um cliente ansioso esperando sua operação ser compensada. Outra aplicação, disse, pode ser para duplicatas.

Em sua visão, no entanto, no momento a massificação do uso esbarra em alguns desafios como definição de padrão, sistemas legados e escassez de desenvolvedores e talentos para lidar com a tecnologia. Então, se você quer fazer parte desse novo universo, por que não tentar ser um dos talentos por trás do blockchain e bitcoin?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.