Notícias

Processamento de grandes volumes de dados migra para a nuvem, aponta pesquisa

Organizações estão ampliando a adoção do processamento em nuvem com o objetivo de aproveitar sua flexibilidade, controlar custos, acelerar o tempo de lançamento no mercado e simplificar o gerenciamento de dados. Estas são as principais descobertas da quarta pesquisa anual de uso da nuvem da Denodo, que entrevistou 150 negócios globais e profissionais de TI de vários setores da indústria.

Segundo o levantamento, a implantação da nuvem híbrida continua a ser a escolha dominante, sendo a opção de um terço das organizações (35 %). A nuvem privada respondeu por quase um quarto de todas as formas de processamento (24%), enquanto a nuvem pública permaneceu estável, com 16%.

A utilização de vários provedores de nuvem continua sendo uma escolha popular para quase uma em cada dez organizações (9%). Aqui, a opção é por adquirir os melhores aplicativos, repositórios de dados e tecnologias de orquestração de infraestrutura entre diferentes provedores de serviços de nuvem para evitar a dependência de um único fornecedor.

A pesquisa destaca também um avanço no percentual de organizações que estão movendo grandes volumes de processamento avançado para a nuvem, que aumentou 25% em um ano. No total, 19,59% das empresas adotaram a prática em 2020.

Entre as práticas mais populares de uso de nuvem estão analytics, infraestrutura e inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). Quase metade dos participantes também afirmaram usar múltiplas soluções para integração na nuvem, sendo as mais populares os data lakes, ETL pipeline, cloud data warehouse e armazenamento de objetos.

Em termos de provedores de nuvem, AWS e Azure detém a maior fatia do mercado de nuvem (65 % combinados), enquanto outros, como o Google Cloud, seguem em crescimento.

“Embora já saibamos que a nuvem se tornou uma força inevitável no gerenciamento da infraestrutura de TI, com muitos desafios de migração para a nuvem, as organizações geralmente não têm um caminho claro para a adoção da nuvem”, pontuou Ravi Shankar, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Denodo. 

“Nos últimos quatro anos, nosso público vem compartilhando como vê o caminho para uma modernização de infraestrutura de sucesso se desenrolar. Assim como a maioria do nosso público, eu pessoalmente acredito que um data fabric lógico bem organizado, criado com virtualização de dados, pode ser a chave para ajudar as organizações a adotarem uma estratégia híbrida, ou de várias nuvens, que seja fácil de implantar, gerenciar e manter”, completou.

Recent Posts

BNDES aprova R$ 146,1 mi para expansão de rede da Brisanet em Fortaleza

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou na terça-feira (14) uma solenidade…

28 minutos ago

Sankhya adquire ASIS, com o objetivo de melhoria na automação fiscal

A Sankhya anuncia sua mais recente aquisição: a ASIS. Reconhecida como a primeira Tax Tech…

1 hora ago

Unico estima ter evitado US$ 14 bilhões em fraudes em 2023

A autenticação da identidade de consumidores e usuários é um dos principais desafios das empresas…

2 horas ago

EUA e China iniciam negociações sobre IA em Genebra

Representantes dos Estados Unidos e da China se reúnem em Genebra nesta terça-feira (14) para…

3 horas ago

GoTo libera plataforma de telefonia gratuita para entidades do RS

Diante das recentes e severas chuvas e alagamentos que assolam o estado do Rio Grande…

4 horas ago

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, anuncia sua saída da empresa

O cofundador da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou na terça-feira, 14, que estava deixando a startup norte-americana proprietária…

5 horas ago