Primeiro caminhão autônomo circula nos Estados Unidos

Author Photo
1:44 pm - 12 de maio de 2015
Primeiro caminhão autônomo circula nos Estados Unidos
A Daimler Trucks colocou nas ruas dos Estados Unidos o primeiro caminhão autônomo. Batizado de Freightliner Inspiration Truck, o veículo tem sistema de piloto automático Highway Pilot e é o primeiro caminhão autônomo a conseguir licença para uso em estradas públicas, autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA. 

Pouco antes de obter a licença, na “viagem maratona”, o veículo cobriu mais de 10 mil milhas (mais de 16 mil km) em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.

O caminhão autônomo toma por base o modelo de produção em série nos EUA, o Freightliner Cascadia, além do Highway Pilot, tecnologia que compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes câmera estéreo, e sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o “Adaptive Cruise Control” (piloto automático adaptável), disponíveis para modelos de linha do Freightliner Cascadia e do Mercedes-Benz Actros.

Para a Daimler Trucks, a inclusão do sistema de condução autônoma em caminhões, poderá mudar significativamente o trabalho dos caminhoneiros. Isso criará oportunidades deles se tornarem gestores de transporte, de acordo com a fabricante.

Como funciona o Freightliner Inspiration Truck?
Logo que o Freightliner Inspiration Truck chega com segurança à estrada, o motorista pode acionar o Highway Pilot. O motorista recebe um aviso visual no painel de instrumentos para ativar o sistema. Assim, o veículo muda para o modo autônomo e se adapta à velocidade do trânsito. O condutor recebe então, no painel, a mensagem “Highway Pilot ativado”.

O Highway Pilot utiliza uma câmera estéreo complexa e sistemas de radar com as funções “lane-keeping” (manutenção na faixa de rolagem) e “collision-prevention” (prevenção de colisões). Ele regula a velocidade, aplica os freios e dirige. 
Essa combinação de sistemas cria um veículo autônomo que consegue operar com segurança em diversas condições de condução – o caminhão automaticamente cumpre os limites de velocidade informados, ajusta a distância a ser mantida em relação ao veículo que vai à frente e usa a função de parada/partida durante a hora do rush.

O sistema Highway Pilot não dá início às manobras de ultrapassagem, sair da rodovia e mudar de pista de forma autônoma. O sistema mantém o motorista visualmente informado sobre sua situação do momento e aceita instruções. O motorista pode desativar o sistema manualmente e consegue sobrepujá-lo a qualquer momento. Se o veículo não puder mais processar aspectos cruciais do seu entorno, por exemplo, devido a obras na estrada ou mau tempo, o motorista é avisado para reassumir o comando. Além de um alerta visual no painel de instrumentos, há também um aviso sonoro subsequente.

Diversos sensores foram instalados no caminhão. Uma unidade de radar centralizada no parachoque dianteiro do Freightliner Inspiration Truck, por exemplo, monitora a estrada no curto e no longo alcances. O sensor de longo alcance cobre cerca de 820 pés (250 metros), com um ângulo de abertura de 18 graus e detecta os veículos em uma área longa e estreita. O sensor de curto alcance abrange cerca de 230 pés (70 metros), com um ângulo de abertura de 130 graus e detecta os veículos em uma área mais larga à frente do caminhão.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.