Prevendo o futuro das criptomoedas com inteligência artificial

IA consegue fazer cálculos avançados com muita rapidez, e usuário ter uma observação mais precisa do quanto a criptomoeda vai subir ou descer

Author Photo
10:15 am - 22 de fevereiro de 2022
critpomoedas bitcoin tecnologia

Já pensou como tudo pode ser previsto pela inteligência artificial? Atualmente existem algoritmos que podem definir os padrões comportamentais de consumidores online e até identificar a probabilidade do desenvolvimento de doenças em décadas no futuro.

Trabalho com programação há mais de cinco anos e uma coisa que posso afirmar é que o leque de possibilidades da inteligência artificial é imenso. Uma das soluções em que tenho trabalhado é um algoritmo para prever o valor das criptomoedas.

É quase inacreditável porque um gráfico de flutuação do câmbio para moedas tradicionais, ao olho humano, parece imprevisível. Mas testando nosso algoritmo e fazendo a comparação com os valores dos últimos meses, ele acompanhou a realidade muito de perto. Isso será muito útil para dar mais previsibilidade e segurança para aqueles que buscam investir nas criptomoedas.

Qualquer valor no tempo gera uma série temporal, que permite a análise de sazonalidade e tendências. Além disso, temos ciclos econômicos, que trazem picos e vales aos números que observamos. É em cima dessas questões que é possível construir algoritmos de inteligência artificial. Essa predição era praticamente impossível antes. As pessoas teriam que coletar dados e fazer cálculos muito avançados manualmente. E era inviável fazer isso em cima de grandes volumes de informação.

Leia também: O metaverso e o futuro da educação no Brasil

Os meses de maio e dezembro são normalmente picos de vendas na internet, o que gera previsibilidade sazonal. A quantidade de pessoas especulando em um determinado mercado influencia muito no resultado e é muito complicado de prever manualmente.

Claro, existem fatores imprevisíveis que podem gerar grandes variações, como a pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, por exemplo. No caso, ela influenciou positivamente o valor das criptomoedas, ao contrário do mercado tradicional.

A inteligência artificial resolve esse problema porque consegue fazer cálculos avançados com muita rapidez. Assim, mesmo com a ocorrência da pandemia, o algoritmo pode ajustar sua previsão sozinho. E o usuário consegue ter uma observação mais precisa do quanto a criptomoeda vai subir ou descer de valor em um determinado período. Isso permite que ele compre algum item na baixa e venda na alta, gerando lucro.

Todas as informações financeiras, tanto sobre criptomoedas quanto do mercado tradicional, ficam disponíveis na internet. Nós gostamos de usar o Deep Learning, uma técnica de inteligência artificial que consegue imitar o pensamento humano.

Ele capta informações automaticamente e aprende com elas. Ele também é capaz de incluir camadas como a análise de sentimentos, que pode indicar que um país vai começar a utilizar o Bitcoin, por exemplo. Essa seria uma grande indicação de elevação do valor da moeda. Tínhamos inclusive previsto a legalização do bitcoin na Ucrânia ainda em janeiro, a partir de comentários nas redes sociais e sumarização de textos sobre criptomoedas na internet.

Acredito que a descentralização do mercado tradicional para o de criptomoedas diz respeito ao empoderamento do indivíduo. No ambiente virtual, é possível investir seu dinheiro sem nenhuma influência política e toda a instabilidade econômica que ela pode gerar.

Além disso, se basear em um algoritmo de inteligência artificial para tomar decisões informadas de investimento online vai além da questão dos cálculos avançados. Ela tira o fator “modismo”, que é exclusivamente humano, da equação.

Essa é uma situação recorrente de quem investe mas não tem conhecimento. A pessoa compra porque gosta, mas talvez não no momento certo e acaba perdendo dinheiro. Este é um mercado altamente especulativo e não tem uma vida útil extensa. Além da possibilidade de cair em golpes.

Já a inteligência artificial é muito útil para apontar, de fato, o que é tendência para que o investidor não perca boas oportunidades. Como as criptomoedas funcionam de forma muito parecida como uma economia nacional, a lógica do algoritmo é exatamente a mesma do mercado tradicional.

Uma pessoa que comprou 50 bitcoins há sete anos, hoje tem o suficiente para comprar uma Ferrari. É a mesma coisa das ações do Magazine Luiza. Tudo é uma questão de análise de oportunidades financeiras.

* Florêncio Ponte Cabral Jr. é CEO da Virtus Automation & AI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.