Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

O metaverso e o futuro da educação no Brasil

Tendência pode revolucionar métodos de ensino e aprendizagem, aumentando níveis de engajamento e reduzindo abandono de estudantes

Otello Bertolozzi Neto*
14:02 pm - 21 de fevereiro de 2022
Shutterstock

Metaverso já era um assunto debatido entre empresas e fãs de tecnologia, mas o termo decolou e se tornou tema em outubro do ano passado, quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de posicionamento da empresa Facebook, que passou a se chamar Meta e que investiria US$ 10 bilhões na popularização do metaverso. Desde então, o conceito vem movimentando o ambiente de negócios global a partir de suas possibilidades que incluem a quebra, de modo definitivo, das barreiras entre o mundo físico e virtual. Nas palavras do próprio Zuckerberg, o metaverso será o “próximo capítulo da internet”.

Mas quais os reais impactos dessa tendência para a economia e, especialmente, para o setor da educação?

Antes de tudo, é interessante expor uma breve definição sobre o termo que, apesar de bastante discutido nos últimos meses, ainda gera dúvidas no mercado. O termo surgiu pela primeira vez no romance de ficção científica Snow Crash, de 1992, que falava da criação de um universo paralelo a partir da informática. Saindo do mundo da fantasia, de modo objetivo, o metaverso é uma tecnologia que combina realidade aumentada e virtual para a criação de ambientes digitais compartilhados e imersivos, nos quais podemos recriar experiências físicas em um ecossistema online e coletivo.

Além disso, pensando ainda na infraestrutura tecnológica dessa tendência, o metaverso pode ser experienciado a partir de diferentes soluções baseadas em IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial que ampliam as possibilidades da transmissão de dados e da criação de espaços digitais híbridos, os quais espelham o mundo físico nesse novo capítulo da internet e da digitalização das atividades humanas.

Leia também: Gartner: 30% das organizações terão produtos e serviços para o metaverso até 2026

Em suma: estamos vivendo, literalmente, o desenho de uma nova perspectiva omnichannel que deve trazer mudanças profundas nas relações econômicas e sociais ao longo dos próximos anos, tudo com o objetivo de que se reduza o espaço entre o ambiente físico e virtual e que se criem experiências de interação humana.

Diante de objetivos tão ambiciosos, não é por acaso que o metaverso atrai a atenção das mais de grandes empresas dos mais diversos segmentos. Do próprio Facebook a Adidas; do Itaú e da Samsung a varejista sueca H&M. Em termos globais, o metaverso movimentou, já em 2020, US$ 47,6 bilhões em investimentos – valor que deve chegar a mais de US$ 828,9 bilhões até o fim de 2028, segundo projeção da consultoria Emergen Research, que destacou os segmentos de moda, mídia, entretenimento, aeroespacial, defesa e educação como os propulsores desses crescimentos. A Bloomberg, aliás, tem uma leitura ainda mais arrojada, apontando o metaverso como uma oportunidade de mercado que, até o fim de 2024, deve girar em torno de US$ 800 bilhões.

E por falar em educação, sem dúvidas, estamos diante de uma tendência que pode revolucionar os métodos de ensino e aprendizagem, aumentando os níveis de engajamento e, inclusive, reduzindo o potencial abandono de estudantes, sobretudo no ensino superior.

Sobre esse ponto, segundo estatísticas coletadas pela ABRES (Associação Brasileira de Estágios), apenas 36% dos alunos que ingressam no ensino superior acabam se formando – e, dentre os motivos, além da questão financeira que, certamente, segue como um entrave para muitas famílias, há também a questão da falta de motivação e proximidade com os conteúdos oferecidos. Em contrapartida, o número de estudantes matriculados no ensino EaD aumenta a cada ano, pois o modelo, além de oferecer uma maior flexibilidade, diminui custos para os estudantes.

Agora imaginemos um contexto em que o EaD possa se beneficiar de processos de ensino e aprendizagem mais imersivos, dinâmicos e que aumentam as possibilidades de interação dos alunos com outras realidades. Esse é um dos benefícios que o metaverso pode trazer para a educação. O potencial do metaverso, de fato, é quase ilimitado e chegaremos longe em breve, com aulas, por exemplo, sobre a Roma Antiga em um ambiente virtual que imite essa realidade ou uma excursão à sede do Google com uma turma de pós-graduação.

A tecnologia, vale salientar, é determinante para a própria transformação de modelos de ensino que, há décadas, seguem engessados no Brasil, e para a formação de profissionais e cidadãos mais preparados para o futuro. Vale frisar que países que investem no uso de tecnologia no ensino apresentam baixíssimos índices de evasão no ensino superior. Na Coreia do Sul, por exemplo, cerca de 70% da população entre 25 e 34 anos tem ensino superior. Seguida por mais de 50% no Japão e Canadá, ambos referência em uso da tecnologia em educação.

Há ainda outros exemplos que podemos citar. Um artigo de novembro do ano passado publicado pela Cambridge University Press ressalta o potencial do metaverso e do uso de realidade virtual na aceleração do aprendizado de idiomas. Já um estudo científico da Honam University, na Coréia do Sul, destacou as possibilidades do metaverso no estudo de anatomia e aulas de medicina, além de citar o exemplo de um hospital coreano que desenvolveu uma plataforma para cirurgias na coluna utilizando realidade aumentada (uma das bases tecnológicas do metaverso). Finalmente, a EuroNews reforçou, em matéria de janeiro deste ano, as possibilidades para o rompimento de fronteiras geográficas e temporais, com visitas guiadas para locais como a Casa Branca (ou a própria Roma Antiga, como no exemplo que comento acima).

Além disso, vale reforçar os aspectos de uma maior acessibilidade, redução de custos, desenvolvimento de habilidades para o século XXI (incluindo os soft skills de socialização, pensamento criativo, colaboração e capacidade de assumir tarefas múltiplas) e todo o engajamento que se ganha com ambientes mais imersivos e dinâmicos de aprendizagem.

Obviamente, pensando no Brasil, todo esse movimento exige um processo gradativo de formação e familiarização de professores e alunos com novas tecnologias que, de modo mais amplo, ainda precisam quebrar as resistências de um sistema educacional tradicionalista. O lado positivo é que já começamos a ver ecos dessa transformação ocorrendo no país. Dentre outros pontos, já temos exemplos de escolas de pós-graduação aplicando o metaverso para o treinamento de habilidades comportamentais e em um processo de aproximação do corpo docente e discente com soluções de realidade virtual, aumentada e outras tecnologias emergentes.

São os primeiros passos de uma longa caminhada que, para avançar em escala nacional, precisa de incentivo público e da mudança de mentalidades na iniciativa privada, de modo que a tecnologia se democratize e o país avance na construção de seu futuro. O fato é que o metaverso veio para ficar e o que vemos hoje é só o começo de uma profunda transformação que nos proporcionará novas experiências, desafios e oportunidades em um futuro que já começa a ser construído.

* Otello Bertolozzi Neto é cofundador e CEO da Galícia Educação

Tags:
educação
metaverso
transformação digital
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados