Nvidia: aumenta pressão dos EUA para investigação antitruste

Grupos pedem à Justiça investigação sobre a Nvidia por práticas anticompetitivas, alegando domínio excessivo no mercado de chips para IA

Author Photo
5:00 pm - 01 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Nos Estados Unidos, grupos progressistas e a senadora Elizabeth Warren estão fazendo um apelo ao Departamento de Justiça do país (DOJ) para investigar a Nvidia devido a preocupações com práticas anticompetitivas. A Demand Progress e nove outros grupos enviaram uma carta esta semana a Jonathan Kanter, chefe de antitruste do DOJ, solicitando uma investigação sobre as práticas comerciais da Nvidia, sobretudo devido ao monopólio da Nvidia no mercado de chips para inteligência artificial (IA).

A empresa, que recentemente alcançou um valor de mercado de US$ 3 trilhões, controla cerca de 80% do mercado de chips para IA. Quando se excluem os chips vendidos através de provedores de nuvem, a participação de mercado da Nvidia sobe para quase 100%. Esse domínio é visto como um fator crucial para as altas margens brutas da empresa, que variam entre 70% e 80%.

Leia também: IT Forum Praia do Forte debate responsabilidade social e engajamento de talentos

“Essa abordagem agressivamente proprietária, que é fortemente contrária às normas da indústria sobre colaboração e interoperabilidade, atua para prender os clientes e sufoca a inovação”, escreveram os grupos, que alegam que a combinação de hardware e software pela Nvidia configura práticas anticompetitivas que prejudicam a inovação.

A Senadora Warren destaca que permitir que uma única empresa domine o mercado de IA é perigoso e pode acarretar riscos econômicos sérios. Ela apoia a investigação das práticas da Nvidia como um passo necessário para garantir uma concorrência justa. “O DOJ está certo em investigar as práticas anticompetitivas da Nvidia”, disse ela.

A Nvidia, por sua vez, defende que investiu pesadamente em tecnologia de IA antes da demanda se concretizar e se compromete a expandir mercados e oportunidades de crescimento para seus parceiros. Em resposta às preocupações, a empresa afirma que cumpre todas as leis e está disposta a fornecer informações adicionais aos reguladores.

Recentemente, os reguladores dos EUA chegaram a um acordo que orienta o Departamento de Justiça a supervisionar possíveis investigações antitruste sobre a Nvidia, enquanto a Comissão Federal de Comércio está examinando também a Microsoft e a OpenAI.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.