Mais lidas
1

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Preparação digital ajudou as organizações a se adaptarem à Covid-19, aponta estudo

Trabalho remoto trouxe ao topo da agenda de transformação das organizações tópicos como desenvolvimento de competências e bem-estar

Redação
11:05 am - 07 de maio de 2021
Adobe Stock

Quanto mais as empresas estavam focadas na transformação digital, mais rápido conseguiram recuperar as operações e capacitar as pessoas para seguir em frente, de acordo com estudo encomendado pela Microsoft, divulgado nesta quinta-feira (6), que aponta a preparação digital como a chave para a capacidade de adaptação dos líderes empresariais.

A mudança maciça para o trabalho remoto resultou em um maior foco no engajamento dos funcionários, trazendo novas prioridades à agenda de transformação das organizações, cada vez mais pautadas nas pessoas e na sociedade.

O estudo mostrou um foco renovado de todos os setores em engajar e
conectar as pessoas umas às outras, ao seu trabalho e a um senso de
propósito compartilhado. A porcentagem de todos os entrevistados que
mencionaram o engajamento dos funcionários como um imperativo da
tecnologia aumentou de 24% antes da pandemia para 36% na era da Covid,
com aumento de 10 ou mais pontos percentuais em manufatura, serviços
financeiros, varejo e educação.

A preocupação com as pessoas e a sociedade também se manifestou de outras formas. A maioria das empresas afirmou que a pandemia destacou a necessidade de contribuir com mais vigor para obter resultados sociais. Três quartos (75%) dos entrevistados disseram que a transformação digital deve ir além do sucesso empresarial e apoiar melhorias sociais, como a criação de uma força de trabalho mais inclusiva e acessível e a abordagem das pegadas de carbono e das mudanças climáticas.

“A pandemia de Covid-19 mostrou como as ferramentas digitais são fundamentais para permitir que as empresas criem agilidade e respondam a grandes interrupções”, disse Michael Gold, editor-chefe da Economist Intelligence Unit. “Mas esse estudo mostra que não se trata apenas de negócios. A grande maioria das empresas vê a transformação digital como crucial para superar lacunas de competências, engajar os funcionários e proporcionar benefícios mais amplos à sociedade”.

Encomendada pela Microsoft, a pesquisa da Economist Intelligence Unit
(EIU) busca liberar insights sobre o ano passado, como a relação entre
tecnologia, negócios e pessoas evoluiu durante a pandemia de Covid-19 e
focar no caminho a seguir. O estudo analisou especificamente as cadeias
de suprimentos, o trabalho remoto, a análise preditiva, a tomada de
decisões e a segurança e o bem-estar dos funcionários.

Investimentos em tecnologia

Segundo o estudo, aquelas empresas com pegadas digitais robustas
revelaram mais agilidade em facilitar o trabalho remoto, apoiar funções
distribuídas, recuperar cadeias de suprimentos interrompidas e negociar
com os clientes de novas formas. No entanto, embora a transformação
digital tenha possibilitado a continuidade dos negócios, o estudo também
revelou lacunas de qualificação, privacidade, segurança e conformidade à
medida que as organizações aplicam novas tecnologias.

Preparadas ou não, as organizações de todos os setores aceleraram
suas iniciativas de transformação e passaram a depender muito mais das
ferramentas digitais. Neste ponto, a tecnologia de nuvem ficou à frente:
50% das organizações afirmaram que ela desempenhou um papel crítico em
suas operações na era da Covid. Em seguida, vêm as tecnologias que
permitem o trabalho remoto (40%), inteligência artificial e machine
learning (33%) e Internet das Coisas (31%).

Impacto por setor

O estudo abrangeu 15 países das Américas, Ásia-Pacífico e Europa, com 800 altos executivos entrevistados, 100 de cada um desses oito setores: automotivo, bens de consumo e varejo, educação, serviços financeiros, governo, saúde, manufatura e mídia e comunicações.

Como cada setor opera de forma diferente, a pandemia expôs as lacunas
digitais de maneiras diferentes. Os educadores mostraram preocupação
com acesso e inclusão, enquanto as montadoras se concentraram nas
mudanças climáticas. Em todos os setores, o lado humano da tecnologia
transcendeu suas respostas e, de certa forma, ofuscou os benefícios para
os negócios.

  • Automotivo: Os entrevistados do setor automotivo foram muito mais propensos a citar as mudanças climáticas como benefício principal da transformação digital. O setor também está investindo em automação, eficiência de processos e aprimoramento das competências digitais da força de trabalho.
  • Educação: Os entrevistados da área de educação mencionam o desenvolvimento de competências e a inclusão como os principais benefícios da transformação digital em seu setor, mas estão preocupados que a falta de ferramentas crie uma barreira para o progresso digital, bem como com a aplicação fragmentada de tecnologia nos departamentos.
  • Serviços Financeiros: As organizações de serviços financeiros foram as mais preparadas digitalmente para enfrentar os desafios dos lockdowns regionais e as interrupções da cadeia de suprimentos. Os entrevistados do setor de serviços financeiros foram os mais propensos a concordar que a pandemia destacou a vantagem competitiva das empresas preparadas digitalmente.
  • Governo: As organizações governamentais tiveram mais facilidade em obter orçamento para investir em tecnologias com o impacto da pandemia e, em geral, priorizaram ferramentas para facilitar o trabalho remoto e a colaboração. No entanto, as lacunas de competências e talentos – bem como os impactos negativos observados associados às novas tecnologias – continuam sendo barreiras para a transformação digital.
  • Saúde: As organizações de saúde, que dependem muito da interação presencial, talvez tenham passado pela maior transformação com o impacto da pandemia no que diz respeito às experiências remotas de funcionários e pacientes. Embora mantendo rígida conformidade com os regulamentos de privacidade dos pacientes, os administradores e clínicos se expandiram rapidamente e adotaram recursos virtuais à medida que a pressão da Covid os obrigou a aumentar os investimentos.
  • Manufatura: O setor de manufatura, antes da pandemia, já estava trabalhando para resolver uma lacuna de competências. O setor também mencionou diversidade e inclusão, desenvolvimento de competências e mudanças climáticas como suas principais preocupações que a transformação digital pode ajudar a resolver.
  • Mídia e Comunicações: Os entrevistados do setor de mídia e comunicação demonstraram preocupação em acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e revelaram acreditar que o combate à desinformação será o principal benefício da transformação digital no setor.
  • Varejo e Bens de Consumo: O setor de varejo e bens de consumo demonstrou otimismo ao afirmar que a transformação digital poderia melhorar as perspectivas de emprego, além de ser o setor mais propenso a focar nos impactos sociais positivos da mudança para o trabalho distribuído e remoto.
Tags:
Microsoft
transformação digital
Em alta

Inovação

Prazo prorrogado! Terminam hoje inscrições no ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados