Prefeitura de SP adota blockchain em atendimento aos moradores

Solução da Metasix usa chaves criptográficas na solicitação de serviços públicos. Sistema se integra aos canais do 156

Author Photo
12:00 pm - 21 de fevereiro de 2024
blockchain setor financeiro, ativos digitais Imagem: Shutterstock

A Prefeitura de São Paulo ativou recentemente a primeira solução de solicitação de serviços públicos para o cidadão usando blockchain de registro criptográfico. A funcionalidade foi desenvolvida pela Metasix, empresa que responde pela tecnologia de atendimento multicanal da prefeitura (serviço SP- 156).

Segundo a Metasix, o sistema se integra aos atendimentos feitos por call center, portal da prefeitura na internet, chat, balcão e Whatsapp assistido por bots. A empresa diz que é a primeira experiência com a tecnologia entre prefeituras brasileiras.

Legalmente, a solução faz parte da Rede Blockchain do Munícipio, anunciada em janeiro de 2023 por meio de um decreto (o 17901), que institui a Política de Dados Abertos e Transparência Ativa da atual administração municipal.

LEIA TAMBÉM: Uisa garante rastreabilidade da cadeia de produção com blockchain

Com a ativação, os usuários passam a receber chaves criptográficas, virtualmente inalteráveis, para o rastreamento de solicitações, sem necessidade de senhas. O funcionamento segue a estruturação de dados distribuídos, idêntica à das criptomoedas.

Atualmente está disponível para o cadastro e acompanhamento do “Cartão do Idoso” e “CartãoDefis” (relativo a vagas para pessoas com deficiência). Logo na liberação do serviço, a Prefeitura emitiu cerca de 5.100 chaves de registro, mas outros serviços ainda aguardam para entrar na rede ao longo de 2024.

Convergência

Segundo Cleiton Jorge, diretor da Metasix, o desenvolvimento de Blockchain está em linha com a estratégia de criar soluções convergentes.

“A escrituração por ‘hashes’ criptográficos garante rastreamento imediato de demandas do cidadão, com a mínima exposição de dados, através do token alfanumérico gerado no registro de blocos”, comenta ele.

O sistema multicanal da Prefeitura de SP realiza cerca de 200 mil atendimentos mensais com apoio de soluções Metasix.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.