Com pouco investimento, Parnamirim quer ser polo de tecnologia

Author Photo
12:01 pm - 09 de novembro de 2017
Dario

Talvez você não saiba localizar a cidade de Parnamirim no mapa, não sem antes saber que é parte da região metropolitana de Natal (RN). Se esse é o caso, você talvez não saiba, também, que a cidade de pouco mais de 200 mil habitantes é referência em ações de inclusão digital e infraestrutura de TI.

A transformação surpreendente da cidade foi apresentada por Dario Medeiros, secretário adjunto de Ciência & Tecnologia da Informação do município. “Há seis anos, não havia nada de tecnologia. Os órgãos da prefeitura tinham link de 512 Kbps. Então, o primeiro marco em 2011, foi regulamentar o setor de C&TI. Nossa missão e organização é enxuta, o que permite que as coisas aconteçam. A primeira ação foi implantar um data center, que converge todos os serviços da rede própria de dados”, ressaltou ele.

Segundo o secretário, um investimento inicial de R$ 1 milhão deu retorno de mais de R$ 10 milhões em benefícios. Atualmente, os servidores da prefeitura são baseados em tecnologias livres, como Linux.

Outro passo foi criar uma rede de fibra óptica, além de rede sem fio para locais mais distantes. “Na área metropolitana de Natal agora existe um modelo para o País, que interliga todos os órgãos públicos e as cidades da região metropolitana com 35 mil Km de fibra, conectando escolas, hospitais, e vagas de emprego, entre outros órgãos”, destacou.

A UFRN também entrou no projeto para transferência de tecnologia para mais sistemas próprios. “Temos um módulo de matrícula on-line que aponta qual é a escola mais próxima do aluno, gerando economia com transportes e comodidade. Outro sistema é o prontuário eletrônico que junto com o sistema de educação, por exemplo, gera informação sobre por que o aluno pode estar faltando às aulas, facilitando ações de saúde no município.”

Avanços

“É preciso trazer a população para planejar junto os destinos da cidade” acredita o secretário – uma das medidas trabalhadas foi a interação com a comunidade a partir de conselhos. “Temos vários programas de interação, com internet livre em toda área territorial do município, câmeras de vigilância (260 câmeras) e telecentros comunitários espalhados nos bairros mais carentes da cidade. É possível utilizá-los para resolver problemas diários, imprimir um documento, fazer um pagamento.”

Os investimentos geraram economia, já que a prefeitura deixa de pagar terceirizados. Entre os próximos passos está a implantação de robótica baseada em sucata, a Semana Municipal de C&TI, um centro de reciclagem de eletrônicos, entre outras medidas. Na Barreira do Inferno, centro de lançamento de foguetes, será inaugurado o Centro de Vocação Aeroespacial que já prevê mil alunos da rede municipal em 2018.

“Na Campus Party de Natal, lançaremos o Parque Tecnológico de Parnamirim. Ofereceremos toda estrutura para empresas de tecnologia se instalarem lá para campos como satélites de baixa órbita, drones, entre outros. A Prefeitura de Parnamirim está em entendimento com a Aeronáutica para verificar a possibilidade de cessão da área onde funcionava o antigo aeroporto de Natal, mediante contrapartidas”, adianta o secretário.

Para Parnamirim, literalmente, o céu é o limite.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.