PostalGow aposta em logística reversa em telecom para crescer 60% em 2023

Fundada por Carlos Tanaka, empresa soma rede de coleta extensa e capacidade de recondicionamento de até 70 mil equipamentos por mês

Author Photo
10:25 am - 15 de agosto de 2024
Carlos Tanaka, CEO da PostalGow. Foto: Divulgação

A logística reversa, processo de coleta e reaproveitamento de produtos e materiais descartados, é essencial para a sustentabilidade na indústria de telecomunicações. Um exemplo do setor são os modems e decodificadores de TV que, cedidos em comodato, são recolhidos após o cancelamento dos serviços.

Para as operadoras, esse processo envolve a retirada dos equipamentos e o recondicionamento para reutilização ou reciclagem. A PostalGow é uma empresa surgida tendo essa dificuldade das empresas como argumento de negócios.

A empresa criou o DevolvaFácil, serviço iniciado em parceria com os Correios para oferecer vouchers gratuitos como solução para o consumidor. “Contudo, ser parceiro dos Correios não era suficiente. Desenvolvemos bases em cada capital dos 27 estados para otimizar os custos unitários e deslocamento”, conta Carlos Tanaka, CEO da PostalGow.

IT Forum Líderes: Como a IA generativa vai redefinir carreiras

Em 2023, a PostalGow começou a negociar com a Kangu, que possui 2.800 comércios afiliados, oferecendo aos clientes a opção de postar o equipamento em um comércio do seu bairro. Atualmente, a companhia soma 6,3 mil agências dos Correios e mais 2,8 mil pontos Kangu como parceiros.

“Por trás de todo o processo, podemos rastrear os pacotes, transportá-los para a matriz em Barueri, embalar e devolver os equipamentos recuperados dentro dos padrões homologados pelos CDs dos contratantes”, afirma Tanaka.

Como funciona

Segundo o CEO, a solução facilita a emissão e gestão de vouchers para a devolução de equipamentos. Ao fazer o cancelamento do contrato de assinatura, o cliente recebe um voucher para que seja feita a devolução do equipamento eletrônico.

A PostalGow está expandindo sua solução para outros mercados. “Qualquer empresa que possua um call center e entre em contato com clientes para a devolução de produtos pelo correio pode usar essa solução”, diz.

A empresa também é responsável pelo manuseio e inspeção das devoluções, garantindo ao cliente que o produto devolvido foi recebido em conformidade. A empresa cobre desde o armazenamento e transporte até a recuperação e reciclagem de equipamentos.

A PostalGow diz ter crescido 60% em 2023 e possuir capacidade instalada para atender até 300 mil solicitações mensais de retirada de equipamentos de reversa. O armazém central atende a 25 mil pallets com capacidade de recondicionamento que chega a até 70 mil equipamentos por mês.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.