PostalGow aposta em logística reversa em telecom para crescer 60% em 2023
Fundada por Carlos Tanaka, empresa soma rede de coleta extensa e capacidade de recondicionamento de até 70 mil equipamentos por mês
A logística reversa, processo de coleta e reaproveitamento de produtos e materiais descartados, é essencial para a sustentabilidade na indústria de telecomunicações. Um exemplo do setor são os modems e decodificadores de TV que, cedidos em comodato, são recolhidos após o cancelamento dos serviços.
Para as operadoras, esse processo envolve a retirada dos equipamentos e o recondicionamento para reutilização ou reciclagem. A PostalGow é uma empresa surgida tendo essa dificuldade das empresas como argumento de negócios.
A empresa criou o DevolvaFácil, serviço iniciado em parceria com os Correios para oferecer vouchers gratuitos como solução para o consumidor. “Contudo, ser parceiro dos Correios não era suficiente. Desenvolvemos bases em cada capital dos 27 estados para otimizar os custos unitários e deslocamento”, conta Carlos Tanaka, CEO da PostalGow.
IT Forum Líderes: Como a IA generativa vai redefinir carreiras
Em 2023, a PostalGow começou a negociar com a Kangu, que possui 2.800 comércios afiliados, oferecendo aos clientes a opção de postar o equipamento em um comércio do seu bairro. Atualmente, a companhia soma 6,3 mil agências dos Correios e mais 2,8 mil pontos Kangu como parceiros.
“Por trás de todo o processo, podemos rastrear os pacotes, transportá-los para a matriz em Barueri, embalar e devolver os equipamentos recuperados dentro dos padrões homologados pelos CDs dos contratantes”, afirma Tanaka.
Como funciona
Segundo o CEO, a solução facilita a emissão e gestão de vouchers para a devolução de equipamentos. Ao fazer o cancelamento do contrato de assinatura, o cliente recebe um voucher para que seja feita a devolução do equipamento eletrônico.
A PostalGow está expandindo sua solução para outros mercados. “Qualquer empresa que possua um call center e entre em contato com clientes para a devolução de produtos pelo correio pode usar essa solução”, diz.
A empresa também é responsável pelo manuseio e inspeção das devoluções, garantindo ao cliente que o produto devolvido foi recebido em conformidade. A empresa cobre desde o armazenamento e transporte até a recuperação e reciclagem de equipamentos.
A PostalGow diz ter crescido 60% em 2023 e possuir capacidade instalada para atender até 300 mil solicitações mensais de retirada de equipamentos de reversa. O armazém central atende a 25 mil pallets com capacidade de recondicionamento que chega a até 70 mil equipamentos por mês.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!