Categories: Notícias

Porto Seguro reduz incidentes com aplicações com ferramenta de certificação técnica

Criar e implantar soluções no menor espaço de tempo tem sido uma demanda recorrente à TI. No entanto, essa agilidade traz riscos que muitas vezes a empresa não pode correr. Um software implantado sem os devidos testes, por exemplo, pode carregar algum tipo de falha que comprometerá a usabilidade dos clientes ou mesmo impactará a geração de negócios por dias. E como solucionar tal dilema? A Porto Seguro buscou no mercado uma ferramenta que tivesse a capacidade de avaliar as aplicações antes da entrada em produção, garantindo mais segurança e, em caso de problemas, ações mais rápidas.

A empresa escolhida para a implantação do que eles chamam de célula de certificação técnica de aplicações foi a Yaman, que conta com uma solução de avaliação, teste e recomendação de aplicações. Desde o início dos trabalhos, mais de 70 aplicações da Porto Seguro passaram pelo crivo e a seguradora comemora um ano sem incidentes relacionados a capacidade e desempenho das aplicações.

Implantação de novas aplicações, migração de sistemas, avaliação de evolução de tecnologias e avaliação de arquitetura de referência estão entre os pontos cobertos pelos serviços prestados pela Yaman. A célula de certificação avalia aplicações críticas ao negócio de produtos como seguro automóvel, saúde, patrimoniais e de acidentes pessoais, além de vida e previdência, entre outros. 

Tal projeto traz não apenas a tranquilidade de evitar bugs com o software em produção – principalmente aqueles manuseados por clientes finais -, como também impacta em custo. Em comunicado, Márcio Cândido, coordenador de TI da Porto Seguro, afirma que corrigir um bug com o software em produção pode custar 100 vezes o valor da mesma correção na fase de desenvolvimento. 

Afora as avaliações, a célula tem sido utilizada para recomendação de melhorias, com a finalidade de eliminar problemas de indisponibilidade ou capacidade, deixando os usuários mais satisfeitos, uma vez que o tempo de resposta também cai entre 20% e 90%. 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago