Notícias

Porto Seguro alcança transformação digital e cultural na TI

Comecei a me interessar por TI quando tinha 12 anos. Sempre gostei de matemática e quando aprendi a programar e desenvolver algoritmos foi como descobrir um mundo totalmente novo e com enorme potencial para criar”, lembra Marcos Sirellidiretor-executivo de TI da Porto Seguro. Foi assim que ele, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2019, promovido pela IT Mídia, se lembrou das primeiras interações com a área da tecnologia. 

O interesse por computadores foi crescendo ao longo da vida. “Meu primeiro contato com um computador foi quando ganhei um MSX (da marca Sharp) do meu pai. Na época, os PCs não eram de fácil acesso no Brasil, mas esses computadores tinham uma boa interface gráfica para jogos e com linguagem de programação Basic (simples para quem estava começando)”, completou. 

Após fazer o colegial técnico em processamento de dados ele já sabia o que queria como ganha-pão. No início da minha carreira, os desafios foram mais técnicos. Com o passar do tempo assumi cargos de gerência e os aprendizados passaram a ser mais focados em gestão de pessoas e estratégia”, explica Sirelli. Ele ainda conta que trabalhar com pessoas competentes, de grande potencial e capacidade de entregar resultados, é um aprendizado diário, e se sente muito grato por ter contato com tanta gente talentosa. 

O projeto #TIJogaJunto

Mudar o modo de pensar da TI, fomentando atitudes e comportamentos mais protagonistas, inovadores e consultivos, tornando os colaboradores cada vez mais versáteis para atuar em novos modelos de trabalho que proporcionam uma entrega de qualidade, alinhada com as necessidades do negócioEsse foi o grande desafio de Sirelli no projeto implementado em julho de 2018 

As mudanças concretizadas são inúmeras. dizFoi criada uma Central de Agilidade da TI para preparar e escalar as práticas ágeis da área, houve a implementação de um processo inovador para que novos colaboradores tenham uma experiência acolhedora e estejam aptos para iniciar as atividades logo no primeiro dia, além da criação do Centro Integrado de Operações (CIOps) que tem a finalidade de trabalhar com prevenção e predição na gestão de incidentes por meio de práticas e mentalidade ágil.  

Também foram definidos novos papéis e responsabilidades para maior alinhamento e fluidez aos novos modelos trabalho, como Scrum Masters. Além disso, foram realizados eventos para engajar os times de TI e Negócio, como a ‘Batalha de Dados’, no qual os times tinham o desafio de resolver um case real de uma das áreas de negócios, utilizando conceitos de inteligência analítica. 

Esses são apenas alguns exemplos do que o projeto #TIJogaJunto já conseguiu realizar. “Muito já foi feito, mas a jornada continua. Além das pessoas, há um foco para implementar DevOps, ampliar os ambientes em Cloud, fortalecer a inteligência analítica e estimular a inovação”, afirma o executivo. 

Desafios

Sirelli indica que o maior desafio foi descobrir maneiras de transmitir a exata mensagem que ele e equipe queriam passar, sem ruído, aos mais de 700 colaboradores que atuam apenas na área de TI da empresa.  

E diante desse cenário, apoiar o desenvolvimento dos demais líderes, para que se tornassem multiplicadores desses direcionamentos. A ideia é que com essa rede de apoioacontecesse um aumento do engajamento dos times“É um aprendizado, no qual o líder passa a ser um grande patrocinador, facilitador e servidor, pois a equipe empoderada de um objetivo claro e factível consegue se organizar para atingi-lo, finaliza. 

Finalistas do prêmio Executivo de TI do Ano 2020, na categoria Seguradoras

1º Marcos Sirelli, Porto Seguro 

2º Denise Ciavatta, HDI Seguros 

3º Cristiano Barbieri, SulAmérica 

Recent Posts

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

31 minutos ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 hora ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

3 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

4 horas ago

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

5 horas ago