Porto Digital terá laboratório de inovação para mobilidade urbana

Iniciativa será colocada em prática em parceria com o Sindicato de Empresas de Transporte

Author Photo
8:57 am - 30 de outubro de 2019

O Porto Digital e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) assinaram acordo para a implantação do Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana, que será instalado no prédio do Portomídia. O projeto tem a missão de mapear desafios e oportunidades que propiciem a inovação digital para a mobilidade urbana.

Além do espaço físico, o laboratório visa o mapeamento de desafios e oportunidades tecnológicas e a implementação de soluções inovadoras em prol da mobilidade urbana em temas como segurança, informações e relacionamento com o usuário, eficiência operacional, bilhetagem e pagamentos, roteamento inteligente, telemetria, entre outros.

Em 24 meses, serão cinco etapas que envolvem a implantação e a operação inicial do laboratório até o desenvolvimento de modelos de negócio e proposição de mudanças regulatórias.

O acordo também tem o objetivo de fomentar a integração do ecossistema de inovação de Pernambuco com as empresas ligadas à Urbana-PE. “Queremos construir uma cooperação para enfrentarmos os desafios atuais da mobilidade urbana e transporte de passageiros, além de, com estudos de cenários propositivos realizados em conjunto, antever também o futuro e preparar as companhias para melhor atender a sociedade”, aponta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.