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Por que todos produtos da Apple estão 20% mais caros neste ano?

Depois do evento “More in the Making”, realizado na terça-feira (30/10), a Apple lançou oficialmente seu pacote completo de produtos para 2018 e foi além. É uma impressionante lista de Macs, iPhones e iPads, e eles sem dúvida estarão no topo da lista de desejos durante a temporada do final de ano.

Agora que sabemos exatamente o que a Apple estará vendendo nos próximos 12 meses, surgiu a tendência perturbadora, que dá um novo significado à palavra “mais” do “more in the making”.

Primeiro, vamos dar uma olhada no preço de entrada do ano passado para novos produtos:

iPhone 8: US$ 699

iPad Pro 10,5 polegadas: US$ 649

iPad Pro 12,9 polegadas: US$ 799

Apple Watch Series 3 com GPS: US$ 329

Apple Watch Series 3 com GPS + Celular: US$ 399

Mac mini: US$ 499

MacBook Air: US$ 999

Tudo isso é caro, com certeza, mas não necessariamente de luxo. E agora dê uma olhada nos preços deste ano:

iPhone XR: US$ 749

iPad Pro de 11 polegadas: US$ 799

iPad Pro 12,9 polegadas: US$ 999

Apple Watch Series 4 com GPS: US$ 399

Apple Watch Series 4 com GPS + Celular: US$ 499

Mac mini: US$ 799

MacBook Air: US$ 1.199

Veja o que eu quero dizer: A Apple aumentou o custo de entrada para comprar produtos em toda a linha por nenhuma quantia pequena ao longo do ano passado. Dito isso, você está olhando para um preço médio de US$ 150. Isso é um aumento significativo ano a ano, e isso não é para falar do preço inicial de US$ 5.000 para o iMac Pro.

E a partir daí só sobe. Este ano, as opções personalizáveis ​​do iPhone, iPad Pro, Mac mini e iMac são muito mais altas do que no ano passado. Você pode configurar o Mac mini com opções que o deixam nos insanos US$ 4.199. Faça o mesmo com o iPad Pro de 12,9 polegadas e quase eclipsará US$ 2 mil antes de adicionar um Pencil e Teclado, que também custam mais do que no ano passado. O que da?

O céu é o limite

Parece haver três razões pelas quais a Apple aumentaria os preços de maneira tão astronômica:

> O preço dos componentes aumentou em uma quantidade significativa.

> Eles são tão inovadores que os custos de pesquisa e desenvolvimento são astronômicos.

> O crescimento começará a desacelerar drasticamente e a Apple quer compensar os preços mais altos.

Vamos examinar cada um deles. Quando se trata de componentes, a maioria dos relatórios diz que os preços caíram para coisas como RAM e armazenamento no ano passado. Você pode até mesmo vê-lo no nível do consumidor, os drives SSD externos parecem atingir baixas de todos os tempos em uma base semanal. Se qualquer coisa, a Apple teria sido justificada pelos preços no ano passado, não este ano.

O mesmo vale para a inovação. A Apple conseguiu uma aprovação com o preço de mil dólares do iPhone X, porque foi um afastamento dos iPhones anteriores e estava repleta de novas tecnologias: uma tela OLED, câmera True Depth, design de ponta a ponta. Os novos iPads da Apple podem ser diferentes, mas não há nada que eu possa ver que justifique um aumento de preço de 25%. Quero dizer, ainda tem uma tela LCD e começa com 64GB de armazenamento, então não estamos falando de grandes mudanças internas.

Isso deixa a razão três, o que é um pouco difícil de descobrir. Do jeito que está, a maior parte do crescimento da Apple em áreas que não são necessariamente relacionadas a hardware, ou seja, suas categorias de Serviços e Outras. Mas as vendas de iPhone, Mac e iPad foram relativamente estáveis ​​nos últimos dois anos. A Apple obteve a lucratividade do iPhone no ano passado com vendas robustas do iPhone X que elevaram o preço médio de venda para os níveis mais altos de todos os tempos, e o mesmo provavelmente se aplicará ao iPad e Mac. Mesmo se as vendas caírem, a receita aumentará e compensará a diferença

Mas mesmo assim, 20 a 25 por cento é um grande aumento para esperar que os clientes absorvam apenas para proteger os resultados da Apple. Eu realmente não acho que isso explica completamente. Pelo contrário, acho que a explicação é muito mais simples: porque eles podem.

Redefinindo luxo

A explicação é dupla. Por um lado, a Apple é a Apple. É a empresa mais rica do mundo porque faz os produtos mais desejados do mundo. As pessoas sempre desejaram gastar um prêmio em um produto que ostenta um logotipo da Apple, e agora há mais delas do que nunca. Tim Cook adora aumentar a satisfação do cliente e, em geral, a Apple tem feito isso desde a metade dos anos 90 para seus produtos. Em resumo, as pessoas amam produtos da Apple.

A outra razão é mais psicológica. Não tenho dúvidas de que a Apple explicaria seu aumento de preço com uma combinação das três razões acima, mas a Apple poderia fabricar um novo MacBook Air de US$ 999 ou um iPad Pro de US$ 650 ou Mac mini de US $ 499. Apenas não quer. Depois da aposta do iPhone X no ano passado, a Apple sabe que as pessoas que vão comprar seus produtos pagarão o que pedirem. A Apple não está mais interessada no low-end, pelo menos não em novos produtos. Você quer um produto barato da Apple? Você vai pagar pela versão do ano passado. E mesmo assim, você está pagando um prêmio.

Enquanto as pessoas continuarem pagando mais caro por novos iPads, iPhones e Macs, esse é o novo normal. A Apple sempre foi conhecida como uma marca de “luxo acessível”, mas agora isso pode estar mudando para um luxo “acessível”.

 

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