Categories: Notícias

Por que TI tem de estar alinhada aos negócios?

A área de tecnologia da informação da sua companhia é estratégica? Para 45% dos 176 CIOs das 501 a 1 mil maiores companhias participantes do estudo Antes da TI, a Estratégia, a resposta é sim. Já para 37,4%, o momento é de transição. “Quase 16% disse que o departamento é suporte ou fábrica e isso é altamente perigoso para a TI, configurando, até, um passaporte para ter a posição do CIO em xeque”, avaliou Sergio Lozinsky, fundador e consultor da SLozinsky e um dos responsáveis pelo estudo em parceria com a IT Mídia.

Em apresentação dos resultados do estudo no IT Forum+, que acontece nesta semana na Praia do Forte (BA), Nilo Morikawa, CIO da Furukawa, afirmou que a TI está no organograma, mas não no board. Cenário que está mudando, disse. “Fazemos planos de orçamento e investimento junto com as áreas de negócios. TI e negócios estão muito juntos agora, especialmente em função de um projeto de e-commerce que estamos implementado”, detalhou.

Outro CIO participante, que estuda a adoção de um projeto de Indústria 4.0, afirmou que na sua empresa, atuante do setor de manufatura, embora o orçamento de TI seja de responsabilidade da área, nenhum projeto é executado sem a participação ativa de um usuário de negócios, que ganha status de corresponsável pela entrega.

A discussão sobre a necessidade de TI ser aliada e andar lado a lado dos negócios é antiga, mas ainda tem muito a evoluir, observou Reinaldo Roveri, sócio e consultor da Stratica, que também foi responsável pelo estudo Antes da TI, a Estratégia. Ser esse elo é fundamental para o CIO de hoje e talvez até em função dessa característica que estudo da Stratica mostra que dos 1 mil CIOs do Brasil, quase 18% estão fora do mercado.

Questionados sobre qual a real relação entre TI e negócios em suas empresas, 50% dos CIOs que responderam ao Antes da TI, a Estratégia que é satisfatória, mas o ideal seria forte alinhamento, indicado por 29,4% dos líderes de TI.

Uma mudança em curso mostra que cada vez mais CIOs respondem para CEOs, o que pode fazer da área mais estratégia e mais integrada aos negócios. “Mais de um terço dos líderes de TI responde ao CEO. O reporte ao CFO vem caindo. Hoje, está com 30,7%, mas já foi o dobro disso”, contabilizou Lozinsky.

Entre os CIOs presentes na discussão sobre os resultados da pesquisa, alguns relataram que responder ao CEO pode ser complexo, uma vez que sua agenda é atribulada. Lozinsky acrescentou que “não é pior se reportar ao CEO. A questão aqui é que é preciso ter uma TI com autonomia. Muitos CIOs não se importam, mas eles querem responder para alguém bom que se interesse pela TI”.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

12 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

16 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

17 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

18 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

19 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

20 horas ago