O que TI deve fazer para se tornar indispensável no processo de transformação digital do setor bancário?

Author Photo
8:33 am - 07 de junho de 2017

Uma vasta gama de desafios tem forçado as empresas do setor bancário a abraçar uma nova forma de fazer negócios, a fim de manter a liderança de mercado. O surgimento das fintechs pressionou ainda mais os bancos no sentido de oferecerem serviços modernos e inovadores a seus clientes, mantendo a conformidade regulatória, prevenindo perdas financeiras e gerenciando as pressões de redução de custo.

Para suportar o negócio atual e endereçar as novas tendências da indústria, a TI precisa evoluir rumo a tornar-se um parceiro primordial para a transformação do negócio que opera em dois modos críticos e unicamente desafiadores junto às áreas de negócio:

Industrial – otimizar e manter o back-end industrializado existente, de maneira que apoie o negócio atual.

Alta velocidade – a TI deve transformar a organização em algo ágil, orientada para o consumidor e voltada para o cliente que adota novas tendências.

Um dos pontos cruciais para o futuro da relação dos bancos é a forma como essas instituições se relacionam com os consumidores do milênio. Essa nova geração possui uma relação com seus bancos totalmente diferente da que seus pais estão acostumados a ter. Exemplo disso é o fato de que 90% deles entram em contato com os bancos exclusivamente via internet, e metade destes acessam suas contas bancárias por meio de smartphones. Outro número relevante é que em 2020 os millenials irão representar 75% da força de trabalho e, até este mesmo ano, 85% dos usuários utilizarão a tecnologia em suas atividades financeiras.

O cenário se apresenta estimulante e desafiador para a indústria de TI, no entanto o setor bancário deve estar alerta, pois atualmente os bancos conseguem gerenciar apenas 7% de seus produtos de forma totalmente digital, o que representa um percentual muito baixo.

Possuir uma profunda compreensão da operação da indústria bancária global é fundamental para identificar caminhos de transformação digital em uma instituição financeira e conduzi-la rumo ao digital. Abaixo, identifico as principais iniciativas digitais da indústria capazes de impulsionar a transformação digital no setor:

• DevOps – auxilia as empresas a automatizar a implantação de aplicativos dentro da cadeia de ferramentas de entrega escolhida, com mais velocidade e qualidade.

• Big Data – faz com que as organizações automatizem, acelerem e otimizem sua própria iniciativa e investimento em Big Data, reduzindo, portanto, o tempo, esforço e gastos para conduzir, dimensionar e manter o ambiente.

• Security & Compliance – fornece inteligência de segurança e ajuda os clientes a corrigir vulnerabilidades e garantir conformidade;

• Multicloud – permite que as organizações gerenciem serviços em nuvem de vários fornecedores de serviços de infraestrutura, plataforma e software, além de oferecer visibilidade dos recursos da nuvem, incluindo custo, capacidade e desempenho.

• Excelência em Gerenciamento de Serviços – capacita a TI a oferecer experiência ímpar aos usuários para que acessem serviços em qualquer lugar, horário e dispositivo, sendo um provedor proativo e ágil de soluções de negócios;

• Otimização de TI – oferece melhor desempenho, maior disponibilidade e menor risco, ao mesmo tempo em que os custos de TI são otimizados;

• Digital Workplace – maximiza a agilidade, produtividade e engajamento dos funcionários, oferecendo a mesma experiência orientada ao consumidor que os funcionários desfrutam em suas vidas pessoais.

Para finalizar, é preciso que os profissionais de TI tenham a consciência de que os bancos estão conduzindo a transformação digital de suas operações, ao mesmo tempo em que procuram descobrir um novo modelo de negócios. Por isso, é essencial a colaboração dos profissionais de TI no sentido de criar um setor bancário digital e apto para atender um consumidor cada vez mais tecnológico.

*Gedival Silva é gerente de pré-vendas da BMC Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.