Por que os CIOs devem investir em analistas de negócios?

39% das falhas de projeto são atribuíveis à má análise de negócios

Author Photo
10:37 am - 01 de julho de 2022
reunião, time, equipe, executivos Imagem: Shutterstock

De acordo com o relatório ‘PMI Pulse of the Profession’, requisitos imprecisos como resultado de processos de análise de negócios deficientes ou ausentes são a segunda principal causa de falha do projeto (39%), sendo o primeiro motivo as mudanças nas prioridades de uma organização (41%).

Não há dúvida de que a qualidade do requisito determina em grande parte a qualidade do produto final. As organizações de hoje estão reconhecendo o valor da análise de negócios mais do que nunca, garantindo que uma análise pré-projeto suficiente seja realizada para alinhar os investimentos do projeto, programa e portfólio à estratégia, metas e objetivos da organização.

A demanda por BAs digitais continua a aumentar

Apesar de uma pandemia, a demanda por analistas de negócios (BAs) não tem fim. Por quê? Para uma faceta industrial altamente competitiva, as organizações devem acordar para a realidade e rever sua estratégia de BA. Para estabelecer uma presença na era da web 3.0, as organizações devem se concentrar em aprimorar seus recursos nas tecnologias mais recentes, como blockchain, IA, realidade virtual e outras.

Vários estudos de pesquisa provaram que a maioria das falhas de projeto e defeitos de produtos acontecem devido a uma análise de negócios inadequada. As organizações sofrem significativamente ao escolherem projetos e soluções incorretas devido à má análise de negócios.

Desenvolvendo a competência de análise de negócios em sua organização

As organizações progressistas estão cientes da necessidade de analistas de negócios e do valor que eles trazem para a mesa. Atualmente, mais de 30.000 analistas de negócios e 600 organizações são membros do IIBA, um instituto internacional dedicado a promover a análise de negócios.

Desenvolver a capacidade de análise de negócios requer planejamento cuidadoso e grande liderança. A indústria está crescendo a um CAGR de 7,3% e pode atingir US$ 103,65 bilhões até 2026. Este é um testemunho do cenário tecnológico em rápida mudança para profissionais mais inteligentes.

Para as empresas, é aconselhável colaborar com uma entidade de treinamento corporativo com proficiência em análise de negócios e assuntos afins. Por exemplo, a Adaptive US oferece uma ampla variedade de cursos para vários programas de certificação em análise de negócios. Eles auxiliam as organizações na construção de seus programas de treinamento internos e oferecem treinamento exclusivo para profissionais de acordo com o interesse, calibre e experiência no assunto.

Existem 3 áreas principais nas quais todo CIO precisa se concentrar para desenvolver recursos de análise de negócios em sua organização:

Recursos de pessoas: Aprimorando as habilidades de análise de negócios de seus analistas de negócios

Qualquer iniciativa de análise de negócios conta fortemente com aspectos tecnológicos e humanos. Analistas de negócios capazes ajudam a organização a atingir seus objetivos com eficiência e ficar à frente do jogo, portanto, faz muito sentido treinar seus analistas de negócios na análise de estratégia, no planejamento e monitoramento de análise de negócios, elicitação, gerenciamento de requisitos, análise de requisitos e melhoria de desempenho da solução. Também é igualmente importante treiná-los em suas práticas recomendadas de análise de negócios e ferramentas de análise de negócios.

Capacidades de processo: Estabelecendo e melhorando continuamente suas práticas de análise de negócios

Um processo bem definido permite que todos os analistas de negócios de sua organização realizem análises de negócios de maneira consistente, previsível e eficiente. Também é fundamental que seu processo de análise de negócios seja comparado com o Business Analysis Body of Knowledge (BABOK), que é um padrão global sobre práticas de análise de negócios.

Recursos de ferramentas

Cerca de uma década atrás, havia muito poucas ferramentas de análise de negócios e a maioria delas era extremamente cara. Felizmente, nos últimos anos, um grande número de ferramentas de alta qualidade e custo-benefício foi introduzida no mercado. Algumas das ferramentas de análise de negócios populares no mercado são Jira, da Atlassian, Balsamiq, MS Visio, ScopeMaster (ferramenta de análise de requisitos) e BizAgi Business Process Modeler.

Construa sua experiência BA!

As organizações com processos de análise de negócios de alta maturidade também experimentam um melhor alinhamento estratégico às metas e maior desempenho. Isso torna muito importante buscar assistência especializada em sua jornada de prática de análise de negócios. Pode parecer difícil para um CIO melhorar os recursos de BA em pouco tempo. A boa notícia é que existem organizações de consultoria que podem ajudá-lo a configurar recursos de análise de negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.