Por que o marco de eficiência energética da AMD é importante para nova geração do desktop virtual?

Desktop em nuvem no novo mundo de distanciamento social é um marco crucial não só para a AMD como para empresas e usuários

Author Photo
12:00 pm - 30 de junho de 2020

À medida que a pandemia continua a remodelar como (e onde) trabalhamos, esforços de eficiência energética dos fabricantes de chips podem renovar o impulso para uma ecosfera de desktop virtual. Isso seria uma vitória para empresas, usuários e provedores de nuvem.

A AMD anunciou na última semana que havia excedido sua meta de aumentar a eficiência energética em 25 vezes até 2020. Chamada de meta 25×20, ela tem sido uma força motriz para a empresa na maior parte da última década e explica por que fornecedores de nuvem como o Google começaram a favorecer processadores AMD.

Mas a real importância aparecerá à medida que avançarmos para a VDI (Virtual Desktop Infrastructure) universal ou o que chamo de surgimento do mercado de desktops em nuvem e produtos como o Windows Virtual, que foram particularmente úteis durante a pandemia da Covid-19.

Vamos revisitar os benefícios de um desktop em nuvem no novo mundo de distanciamento social em que vivemos agora e ver por que esse marco é tão crucial para a AMD e para todos os funcionários que trabalham agora em casa.

Práticas recomendadas da Covid para o pivô

Ao analisar as empresas que melhor conseguiram lidar com a rápida mudança para trabalhar em casa, as que se destacaram já possuíam um número substancial de trabalhadores remotos. Esse resultado não se aplica apenas às corporações; escolas e agências governamentais também foram beneficiadas.

A Cisco demonstrou na Itália que governos regionais como Turim foram capazes de girar quase da noite para o dia, porque já estavam apoiando as comunicações móveis e tinham uma parceria existente quando a pandemia chegou no início deste ano. A BlackBerry conversou com os funcionários do governo que haviam implantado ferramentas remotas de comunicação e gerenciamento para descobrir o que costumavam usar de forma remota mais rapidamente. A Lenovo adquiriu o LanSchool, que criou programas personalizados para aprendizado remoto que poderiam ser usados para mudar para a educação em casa. (Os professores disseram que a ferramenta fazia com que se sentissem menos como babás não equipadas e mais como professores).

Em cada caso, os benefícios surgiram do engajamento existente e das ferramentas projetadas especificamente para fornecer suporte centralizado a uma força de trabalho distribuída. É por isso que a VDI – o que estou chamando de desktop em nuvem – é potencialmente uma das ferramentas mais poderosas para uma força de trabalho distribuída que este mercado provavelmente já viu. Ironicamente, uma vez implantada, lembra muito o mainframe da IBM. Espero que a IBM eventualmente também gere essa oportunidade.

Área de trabalho em nuvem

O Cloud Desktop é uma extensão do thin client que muitos esperavam conquistar o mercado nos anos 1990. O apoio morno da indústria e a latência da rede impediram que ela se tornasse a cura do trabalho em casa originalmente prevista. No entanto, ele continuou a evoluir com produtos como o Windows Virtual Desktop da Microsoft. A chegada da rede 5G, apresentada pela Qualcomm, pode servir como uma alternativa adequada às conexões com fio de alta velocidade e foi projetada com uma latência excepcionalmente baixa. Ele abre significativamente os recursos da área de trabalho em nuvem.

Os benefícios típicos são controle e segurança centralizados, um requisito de hardware de desktop reduzido – diminuindo significativamente o custo de equipar o escritório remoto ou a sala de aula de um funcionário ou aluno. Os usuários, por sua vez, obtêm uma ferramenta que podem acessar com qualquer dispositivo conectado habilitado para navegador e uma redução na carga de suporte com a qual um usuário remoto geralmente precisa lidar. Os professores obtêm um controle muito maior sobre as áreas de trabalho dos alunos e, com grande parte da carga de trabalho sendo manipulada na nuvem, os alunos obtêm uma experiência mais terminal/de TV, como um dispositivo.

Mesmo assim, para provisionar um grande número de desktops na nuvem, você precisa de muito poder de processamento. E isso significa lidar com os requisitos de calor e energia, com limites rígidos de densidade em já grandes centros de dados centralizados que executam esses serviços em nuvem.

Benefício da AMD

Ouvi dizer que muitos provedores de nuvem estão pensando em mudar para a AMD e que boa parte do motivo foi um esforço líder do setor para reduzir os requisitos de energia de seus processadores. À medida que esses provedores de nuvem se desenvolvem para lidar com essa nova oportunidade de desktop virtual, eles precisam dessas melhorias de eficiência de energia para otimizar seu espaço e reduzir a necessidade de expandir os data centers e aumentar o resfriamento do data center.

Ao usar os mais recentes processadores de baixo consumo de energia da AMD, eles podem se expandir para novas áreas, como desktops em nuvem, sem ter que expandir prematuramente suas plantas físicas, economizando milhões de dólares e reduzindo simultaneamente a complexidade e as despesas gerais.

Essa vantagem da AMD a posiciona extremamente bem para o que pode ser a expansão de data center mais significativa que já vimos, quando o mercado gira novamente para produtos como o Windows Virtual.

Empacotando

Com esse novo “home office Covid-19”, precisamos repensar como provisionamos desktops corporativos. Agora, empresas como a Microsoft já estão adotando produtos como o Windows Virtual Desktop. Mas a infraestrutura também precisa melhorar. A entrada de 5G da Qualcomm no mercado certamente ajudará, mas são os avanços da AMD em economia de energia que proporcionam uma densidade de tecnologia muito maior, que podem ser o elo que falta para tornar tudo isso real.

Espero que, em meados da década, a maioria de nós não apenas tenha se ajustado ao novo normal, mas estará fazendo isso com uma solução que tem em seu coração o esforço de 5G da Qualcomm e as soluções otimizadas de energia da AMD.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.