Por que o Google decidiu investir US$ 1 milhão em startups brasileiras?

Author Photo
10:07 am - 21 de dezembro de 2015
Por que o Google decidiu investir US$ 1 milhão em startups brasileiras?
Nesta semana, o Google anunciou que vai investir US$ 1 milhão em 15 startups brasileiras a partir de 2016. Batizado de Launchpad Accelerator, o programa da gigante de internet não quer competir com outras iniciativas do tipo e, sim, complementar, como explica o gerente de relacionamento com desenvolvedores e startups para a América Latina, José Papo. “Queremos ser o pós-aceleração”, diz.

Na primeira fase do projeto, o Google vai impactar pelo menos 15 startups brasileiras. Indonésia e Índia também foram selecionados para receber o Launchpad Accelerator. Além do investimento de US$ 1 milhão, as startups selecionadas receberão o equivalente a US$ 1,5 milhão em créditos para gastar com produtos de Cloud do Google. 

Oito novos negócios brasileiros já foram escolhidos para participar da primeira etapa, que começa logo em janeiro. Os escolhidos vão fazer uma imersão na sede do Google, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, por duas semanas. Quando retornarem, poderão usar o espaço do Google como escritório e a partir de então participar de mentorias e palestras. Todo o programa dura seis meses.

Papo relata que um dos diferenciais do programa é que, diferentemente de iniciativas corporativas de aceleração, o Google não exige contrapartida das startups. Assim, a empresa não terá qualquer tipo de participação nos negócios selecionados.

A ideia, segundo Papo, é ampliar o alcance do Launchpad Accelerator e levar o programa para outros países da América Latina, como o México. “O país tem uma característica muito parecida com o Brasil no quesito empreendedorismo” assinala. 

Mas por que o Google decidiu investir em startups no Brasil? “O Brasil sempre teve tino empreendedor, especialmente em situações adversas. Mas a missão do Google é realmente reforçar e expandir o ecossistema de empreendedores digitais”, explica Papo, completando que o objetivo é impulsionar os projetos selecionados para que se tornem uma referência de qualidade e sejam relevantes em escala global. “Nossa visão do que seria o mundo ideal é que essas empresas consigam expandir e prosperar e ajudar as próximas turmas.”

Escolhidas
Para a turma inicial, as startups foram indicadas por aceleradoras e fundos de investimentos brasileiros. “O interessante é que registramos o interesse de startups de todo o Brasil e com diferentes focos, incluindo internet das coisas, e-commerce, educação e acessibilidade”, comenta o executivo.

Ele orienta que quem quiser concorrer para uma vaga na próxima turma, poderá fazer a inscrição pelo site da iniciativa g.co/LaunchpadAccelerator. Os candidatos respondem a um questionário e uma equipe do Google, nos Estados Unidos, analisa as respostas, a estrutura da equipe e a tecnologia desenvolvida pelo time.

Para poder participar, as startups selecionadas precisam estar em estágio de crescimento e já ter passado por um processo de aceleração ou recebido algum tipo de investimento. “Naturalmente, aquelas que ainda não passaram por nenhum processo de aceleração antes também serão analisadas”, tranquiliza Papo.

Confira abaixo as selecionadas no primeiro semestre de 2015:

Qranio
A Qranio é uma plataforma móvel com a missão de tornar o aprendizado mais divertido, por meio da gamificação do conteúdo educacional e estimulando os usuários a aprender em todos os momentos. A equipe responsável pelo aplicativo criou uma ferramenta na qual usuários podem brincar, aprender, ganhar iQ$ (moeda virtual) e trocar seus iQ$ por prêmios de verdade.

Cuponeria
Cuponeria é uma plataforma móvel de cupons, que avisa o usuário quando há uma ótima oferta próxima ao local onde ele está. Para obtê-la, é necessário selecionar o cupom gratuito e apresentar o código gerado na loja participante. A empresa distribui mais de 600 mil cupons e possui mais de 1 milhão de visitantes por mês.

ProDeaf
Tem quase três anos de existência e desenvolve uma plataforma que pode traduzir e
falar qualquer linguagem de sinais por meio de um avatar desenvolvido em tecnologia 3D. A empresa já conta com clientes que utilizam o app para traduzir o português para a Linguagem Brasileira de Sinais e também possui um aplicativo gratuito com mais de 700 mil downloads e 20 milhões de traduções.

AgroSmart 
A AgroSmart acredita que a tecnologia pode ajudar os fazendeiros a economizar o uso de água e energia gastos durante a época de colheita. Reunindo os conceitos de Internet das Coisas e Computação em Nuvem, a empresa processa variáveis dos dados coletados no campo, de forma a fornecer aos fazendeiros a quantidade exata de irrigação que as terras precisam, entre outras informações relevantes.

SuperPlayer 
SuperPlayer é um serviço brasileiro de recomendação musicação que busca melhorar cada momento da vida das pessoas com a trilha sonora perfeita. Os usuários têm acesso a centenas de trilhas sonoras organizadas por humor, gênero musical e outras categorias especiais. O SuperPlayer possui mais de 2 milhões de downloads e 1 milhão de usuários ativos.

UpBeat Games 
A UpBeat Games desenvolve jogos para celular. Os produtos criados pela empresa são envolventes, sociais e funcionam em diferentes plataformas. A UpBeat possui dois jogos principais: Snowboard Racing , que já figurou na lista dos top 100 jogos em diversos países, e o Witch Puzzle , que já alcançou um número significativo de downloads.

Hand Talk 
Hand Tak efetua traduções automáticas para a linguagem de sinais usada pela comunidade surda. As soluções oferecidas pela ferramenta permitem que pessoas com deficiência auditiva possam estabelecer uma comunicação com ouvintes, além de ter contato com informações acessíveis em linguagem de sinais, já que a maioria das pessoas com deficiência não compreendem a linguagem escrita de seus países.

Elo7 
Elo7 é pioneira no Brasil para compra e venda de artesanatos, líder em seu segmento. A plataforma conecta artesãos com pessoas apaixonadas por artesanatos e objetos customizados, promovendo uma experiência social e conversacional de comércio, em um ambiente seguro e conveniente. A missão da empresa é criar um ambiente humanizado de comércio, que conecte, inspire e crie significado em cada transação efetuada pelo Elo7.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.