Por que modernizar sua plataforma de dados?

Author Photo
10:21 am - 09 de março de 2016
Por que modernizar sua plataforma de dados?
Recentemente li um estudo da Forrester Research que fala sobre empresas e profissionais de TI que se sentem “presos” à sua infraestrutura atual, apesar das tecnologias defasadas que a compõem. O motivo geralmente é o mesmo: uma plataforma que atende às demandas do negócio, sem requerer novos investimentos por parte da empresa. 
A pesquisa, chamada CIOs’ Top Five Career-Ending Digital Transformation Challenges, de Bobby Cameron com Peter Burris, Rachael Klehm e Rachel Birrell, mostra bem essa relação entre empresa, profissional e suas tecnologias. Ela aponta como os CIOs, muitas vezes, se sentem em dívida com uma tecnologia específica que tem um histórico de servir bem às suas organizações nos últimos anos e, por isso, acabam perdendo oportunidades de negócios que podem ser chave para o seu negócio.
Esses executivos optam por continuar com essas tecnologias apenas por parecer ser o caminho mais fácil, porque elas atendem às necessidades de sempre, estão presos a um fornecedor em particular ou não querem investir em uma nova plataforma. Mas ao deixar de examinar as outras opções e avanços que estão disponíveis no mercado, esses CIOs podem limitar as oportunidades para modernizar seus negócios e até mesmo suas carreiras.
Quando falamos das tecnologias de gerenciamento e análise de dados, fica bastante claro quão amplo é o escopo de oportunidades de negócios existentes. A grande maioria das empresas no mercado brasileiro ainda não utiliza ferramental moderno para a análise do negócio e ainda possui tecnologias de banco de dados bastante defasadas.
Em um mundo no qual pessoas e empresas estão cada vez mais interconectadas, gerando e trocando informações em volumes e velocidades cada vez maiores, adotar tecnologia moderna que permita a empresa extrair todo o valor escondido neste “Tsunami” de dados pode trazer o diferencial competitivo que o negócio procura.
Recentemente a Microsoft, em parceria com a IDC, realizou pesquisa mundial com o objetivo de identificar a real oportunidade de negócio para empresas que adotam tecnologia moderna e que lhes permita capturar e analisar qualquer tipo de dado, proveniente de qualquer lugar, por meio de qualquer plataforma, em qualquer dispositivo e em tempo real. As descobertas são incríveis!
É estimado que exista US$ 1,6 trilhão em potencial de expansão de receita para empresas que modernizarem suas plataformas de dados, obtendo benefícios reais como inovação, produtividade de seus colaboradores, melhor relacionamento com seus clientes e eficiência operacional.
Possuir a capacidade de sair do convencional, utilizando ferramental que permita a empresa analisar também dados em formatos novos, desconhecidos ou provenientes de fontes públicas, pode abrir horizontes nunca antes imaginados. Novos mercados, novos padrões de consumo e até mesmo estratégias que lhe permitam agir de maneira prescritiva, antecipando-se a movimentos futuros que possam ser convertidos em receita imediata.
A atualização da plataforma de dados não só apresenta às empresas a possibilidade de utilizar ferramentas analíticas que lhes permitam tomar melhores decisões de negócios, mas também manter o seu maior patrimônio protegido: negócios e dados.
Tecnologias de banco de dados relacional ultrapassadas não possuem suporte e manutenção de seus provedores, abrindo brechas para ataques inesperados, o que pode trazer custos bastante altos para qualquer negócio. É sabido também que, quando obsoletas, essas tecnologias dificilmente permitem o alinhamento à normas e regulamentações de mercado, já que seus fornecedores não desenvolvem novos patches de atualização ou hotfixes de segurança.
Estudos recentes também apontam que o volume dos dados cresce aproximadamente 41% a cada ano e que novos formatos surgem a todo momento. Organizações capazes de absorver esse crescimento, extraindo o real valor para seus negócios, saem à frente. Por isso, saia à frente de seus concorrentes, atualizando suas capacidades de captura, armazenamento, transformação, limpeza e consumo dos dados, a nova moeda dos negócios.
*Frederico Rezende é gerente de Produto da Plataforma de Dados da Microsoft para LATAM

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.