Por que a cloud computing é mais ecológica do que pensávamos?

Eficiência da nuvem vai muito além da maior capacidade e menor consumo de energia

Author Photo
10:05 am - 19 de fevereiro de 2020

A ideia de que a cloud computing é uma solução ecológica varia de pessoa para pessoa. Alguns dizem que o crescimento dos data centers está sendo impulsionado pelos malvados provedores de nuvem. Essas empresas constroem estruturas enormes que consomem mais energia e água do que uma cidade pequena, ocupam um lote de imóveis que poderia ser usado ​​para a agricultura e não empregam tantos funcionários.

No entanto, em geral, os data centers administrados pelos principais provedores de nuvem pública têm um efeito positivo no consumo de energia de computação. Por quê? Porque eles operam com cerca de 98% de utilização na maior parte do hardware físico. Por outro lado, os servidores físicos dos data centers corporativos tradicionais operam entre 5 a 10% da utilização, mesmo quando virtualizados.

A migração para a nuvem pública consume muito menos energia, considerando que você está compartilhando recursos com outros usuários. As ferramentas não utilizadas são alocadas automaticamente para outras pessoas que precisam delas. Assim, quanto mais construirmos data centers de cloud computing em vez dos corporativos, mais ecológicos seremos – contra-intuitivo, eu sei.

Outro resultado inesperado do crescimento da cloud computing é o número crescente de colaboradores remotos. Trabalhar em casa não é novidade – a maioria das pessoas faz isso de tempos em tempos -, mas a ideia de que você não tem um espaço físico em um prédio é realmente a tendência do futuro, por alguns motivos:

  • A computação em nuvem fornece acesso onipresente aos dados e processamento de qualquer lugar que tenha conexão adequada à Internet – não importa onde você está.
  • O crescimento do 5G resolve muitos problemas de largura de banda em áreas remotas com acesso à Internet abaixo do padrão ou inexistente.
  • Os escritórios custam aproximadamente US$ 4 mil por mês. São US$ 48 mil por ano que poderiam ser economizados se os funcionários trabalhassem remotamente. Esses fundos poderiam ser alocados para a contratação de mais trabalhadores.
  • Hoje, existem mais ferramentas de colaboração online baseadas na nuvem, permitindo que os membros da equipe compartilhem ideias, códigos, soluções e comunicações em geral. A produtividade é maior, considerando que você está removendo a latência de um número infinito de reuniões presenciais que levam muito tempo. De fato, eu já vi muitos membros da equipe de devops que ficam no mesmo prédio, mas nunca interagem pessoalmente.
  • Muitos que entram no mercado de trabalho optam por não comprar carros. Em alguns casos, eles não tiram carteira de motorista até que seja absolutamente necessário. Essas pessoas preferem oportunidades remotas de trabalho.
  • Finalmente, aqueles que tentam atrair talentos descobrem que oferecer trabalho remoto permite a contratação dos melhores profissionais.

Não estou dizendo que a computação em nuvem é a única facilitadora do trabalho remoto, mas é o principal fator das mudanças tecnológicas necessárias para tornar o trabalho à distância produtivo. Essa prática cria resultados positivos, como menos carros nas ruas (redução de tráfego, queima de menos combustível, redução de CO2), menor rotatividade nas empresas e custos reduzidos de espaço e infraestrutura em escritórios. O desafio é transformar o tempo gasto no deslocamento para o trabalho em tempo de produtividade.

*David S. Linthicum é diretor de estratégia de cloud da Deloitte Consulting e especialista em indústria e líder de pensamento reconhecido internacionalmente

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.