Notícias

Pompeia, em São Paulo, ganha Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), de Pompeia, interior de São Paulo, inaugurou na quinta-feira (2) uma estrutura de inovação para governo, empresas, academia e sociedade civil. O Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, como foi chamado, conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, do Senai-SP, do Grupo Jacto e do município de Pompeia.

Segundo os envolvidos, o espaço é o primeiro ambiente formal de inovação da região da Alta Paulista – que inclui ainda cidades como Tupã, Adamantina e Dracena, entre outras – no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI). O espaço deve servir como articulador de inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

Leia também: Sustentabilidade empresarial entra na era da autenticidade, prevê Forrester para 2026

“Mais do que um espaço físico, o CITAP é um marco para a Alta Paulista: um ambiente de inovação que transforma conhecimento em soluções, conecta estudantes, pesquisadores e empresas e gera impactos diretos no desenvolvimento regional”, disse na cerimônia de inauguração o superintendente-executivo da fundação, Elvis Fusco.

Segundo os responsáveis pelo centro, recursos do governo federal e estadual já foram aportados para a criação da infraestrutura. Um escritório de projetos deve ficar responsável pela captação de investimentos destinados às empresas que já estão se instalando no espaço por meio de laboratórios de inovação, incluindo Senai SP, Jacto, Unipac, Moviment, Síntegra, Mentto, CIAg, It’s Foods e SolidWorks.

Instalado no campus da Fundação Shunji Nishimura, o CITAP faz parte de um ecossistema que inclui a Fatec Pompeia, o Senai Pompeia e um parque de laboratórios e equipamentos voltados à educação tecnológica, à inovação e ao empreendedorismo. A expectativa é que esse ambiente crie condições para que estudantes tenham acesso a ensino superior gratuito de qualidade e se conectem às grandes empresas do setor de tecnologia e do agronegócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago