Categories: Notícias

Plataforma de inteligência artificial define vencedor de batalha entre startups

Quatro startups que atuam com soluções baseadas em inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) participaram de uma “batalha” promovida pela empresa norte-americana BigML, em parceria com a Telefónica Open Future. Para definir o vencedor, não foi convocada uma comissão julgadora, tampouco realizada votação on-line. O método de avaliação foi um sistema que também utiliza AI, que avaliou as empresas e definiu a nota final de cada um para indicar a campeã. A primeira colocada foi a Prognoos, startup que desenvolve sistemas de personalização para alavancar as vendas no e-commerce.

Como premiação, a startup ganhará US$ 120 mil em créditos para serem utilizados com soluções Microsoft Azure, além de seis meses de aceleração da Wayra, aceleradora do grupo Telefónica. As outras participantes foram PayGo Energy (2º), Dataholics (3º) e Spping (4º).

As startups foram selecionadas após processo de inscrições on-line e, para a “batalha final”, cada uma subiu ao palco, em um auditório no prédio da Vivo, em São Paulo, para apresentar seu produto em cerca de cinco minutos. 

Em seguida, foi iniciado um questionário realizado pela máquina, que rapidamente definiu a classificação final. O dispositivo que fez a interação de voz é um Echo, da Amazon (por meio de integração com API – interface de programação de aplicativos). Os principais temas abordados foram quantidade de patentes, número de fundadores, experiência e idade do CEO e até mesmo se a empresa já tinha um website com domínio próprio (.com). Com o cruzamento de todas respostas, foi calculada uma nota que consagrou a campeã. “Não tínhamos ideia de qual seria o resultado”, garante Francisco Martin, CEO da BigML.

A avaliação é realizada por um algoritmo desenvolvido pelo PreSeries, que é capaz de prever, sem qualquer envolvimento humano, se determinada empresa tem maturidade para sair da fase inicial e iniciar o processo de aceleração.

Plataforma
O PreSeries é uma joint venture entre Telefónica Open Future e BigML. A empresa desenvolveu uma solução que usa dados públicos e privados de startups para encontrar padrões de comportamento – o foco é ajudar investidores a prever quais empresas terão mais sucesso e assim poder garantir um potencial investimento. Os modelos preditivos são construídos sobre a plataforma de machine learning do BigML, baseados em fatos, dados existentes, para facilitar aos investidores a tomada de decisões.

Francisco Martin, CEO da BigML, conta que, com a plataforma, é possível encontrar informações de qualquer empresa que esteve em fase de startup desde os anos 90 – uma delas é o Google. “Pegamos dados públicos da internet e reconstruímos a história dessas companhias. Conseguimos prever quais terão futuro promissor e quais têm chances de falência, por exemplo”, diz.

Os dados públicos vêm diversas fontes, desde redes sociais – como Twitter e LinkedIn – até do departamento de patentes dos EUA. Todas as informações são disponibilizadas em um dashboard para trazer o perfil completo de cada companhia. “O sistema é 100% automatizado e baseado em inteligência artificial”, aponta Martin.

Uma forma de pensar o futuro de uma empresa é determinar as chances de abrir IPO, ser adquirida, seguir rodando ou até mesmo falir. De acordo com a plataforma, a Uber, por exemplo, tem 17% de probabilidade de IPO e 81% de chances de continuar em funcionamento. As chances de ser adquirida ou falência são nulas.

A plataforma será oficialmente lançada ao mercado em fevereiro do ano que vem. Para as batalhas, o início da utilização foi em março deste ano, com a primeira edição em Valência (Espanha). A segunda etapa foi em Boston (EUA) e o Brasil foi o terceiro país escolhido para receber a batalha, que foi parte do evento Brazilian Summer School in Machine Learning, realizado pela BigML, Vivo, Wayra e Telefónica Open Future.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

5 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

7 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

9 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

9 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

10 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

10 horas ago