Plataforma da CCEE simplifica entrada de agentes no mercado de energia

Sistema digitalizou processos de adesão dos candidatos ao mercado de energia livre e reduziu tempo de análise dos cadastros de 80 dias para um mês

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2:03 pm - 16 de outubro de 2019

Depois de dois anos investindo em um amplo programa de transformação digital, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) desenvolveu um sistema moderno para melhorar a experiência dos seus clientes. Foi apresentada em setembro último sua nova plataforma cadastral para atender com mais agilidade agentes interessados em explorar o mercado livre de energia. O projeto foi vencedor da categoria Utilities no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia em parceria com a PwC.

Criada pelo Governo Federal em 2004, a CEE atua como operadora do mercado brasileiro de energia elétrica com o objetivo de oferecer um ambiente de negociação competitivo, sustentável e seguro. Faz parte de suas atribuições propor soluções para o desenvolvimento do setor elétrico nacional, realizando a mediação entre agentes e órgãos reguladores do setor.

A CCEE registra os contratos firmados entre compradores e vendedores, além de medir os montantes físicos de energia movimentados pelos agentes. O projeto de transformação digital teve como objetivo dar mais agilidade aos processos e tornar a entidade mais centrada na experiência do cliente, justifica Dario Almeida, gerente-executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.

Automação de processos

Com a nova plataforma cadastral, a CCEE modernizou o processo de registro e manutenção dos dados das empresas que atuam no mercado de energia, tornando digital todos os procedimentos para validação de cadastro dos candidatos a agentes.

Almeida explica que a inovação é uma plataforma para gestão da organização e pessoas, que se tornou um hub da CCEE. Todas suas bases de dados foram integradas a essa arquitetura, que automatizou os processos e diminuiu a burocracia de adesão dos agentes ao mercado livre de energia. “As empresas que desejarem aderir ao mercado livre poderão fazer a sua solicitação a qualquer momento, diretamente pela aplicação na internet, sem precisar interagir com qualquer analista da CCEE”, garante o executivo.

Não é mais necessário entregar documentos físicos ou autenticar documentos em cartórios. Todo o processo é feito on-line, inclusive as assinaturas que passaram a ser digitais. O executivo da CCEE avalia que a automação reduziu a burocracia e o tempo de adesão dos agentes ao mercado livre de energia, que era de quase três meses e caiu para 30 dias.

Almeida destaca que a transformação digital dos processos é importante para eliminar as barreiras dos interessados em comercializar energia, um mercado em franca expansão. Em 2012, a CCEE tinha cerca de 2,6 mil agentes e hoje esse número mais que triplico, chegando a 8,5 mil clientes.

Inovação para desafios futuros

A implementação de uma plataforma cadastral de agentes 100% digital faz parte das estratégias da CCEE para enfrentar os novos desafios do mercado de energia. Almeida explica em 2021 os preços da comercialização terão mudanças diárias, exigindo mais agilidade da operadora.

Pela regulamentação atual, a divulgação dos preços da comercialização de energia no mercado livre é mensal, estabelecidos de acordo com as regiões do Brasil. As novas mudanças fazem com que a CCEE invista mais em inovação tecnológica para acompanhar o dinamismo do mercado. Para acelerar os processos, a instituição criou recentemente o CCEE Lab.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI na categoria de Utilities

1º CCEE – Dario Almeida, gerente-executivo de Arquitetura de Sistemas

2º Energisa – Miura Belem Scherer, diretora corporativa de TI

3º Corsan – Jean Carlo Flores Bordin, diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade

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