Plataforma que simplifica adoção de agentes de IA é aposta da Skyone para crescer com PMEs

Empresa anunciou o lançamento do Skyone Studio, solução de dados organiza estratégia de dados de clientes para agilizar a jornada de Inteligência Arti

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8:50 am - 07 de novembro de 2024
Ricardo Brandão, CEO da Skyone (Imagem: Divulgação)

A Skyone, empresa de soluções tecnológicas, quer acelerar a adoção de agentes e outras soluções de Inteligência Artificial (IA) entre pequenos e médios clientes (PMEs). Lançado oficialmente nesta quarta-feira, o Skyone Studio é a solução de dados da companhia que tem o objetivo de apoiar empresas na integração de dados e remoção de silos, ajudando clientes a escalar processos de automação e gerar ganhos de produtividade com a IA.

A nova oferta é mais um passo na estratégia de plataforma adotada pela Skyone. Após dez anos de atuação no mercado com ofertas separadas, a companhia decidiu, no ano passado, unificar sua abordagem, integrando suas plataformas de computação em nuvem, dados e cibersegurança. O Skyone Studio passa a ser parte da categoria de Dados e IA da oferta da empresa.

A facilidade de adoção é objetivo central do Studio. A plataforma irá disponibilizar ferramentas para integração de dados para agilizar a criação e operação de agentes de IA, e se conecta com sistemas como Zoho CRM, HubSpot, SAP B1 e mais de 400 outros softwares para alimentar os agentes criados.

“O segredo dessa jornada é como a gente simplifica a realidade de organização e integração de dados, que é bastante complexa para uma empresa. Nós não integramos só o agente lá na ponta”, disse Ricardo Brandão, CEO da Skyone, em uma conversa com a imprensa.

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Para Rennan Sanchez, CTO e cofundador da companhia, a conexão da jornada de dados é fundamental para o sucesso das aplicações de IA, conectando sistemas empresariais diversos para garantir o insumo de dados necessário.

“As empresas querem partir de seus dados pessoais, privados, para explorar o que há de mais interessante na inteligência artificial. Elas não querem partir de um GPT da web”, avaliou. “Mas para isso existir, há alguns pré-requisitos: o cliente precisa estar em nuvem, os dados precisam estar organizados e dentro de sistemas de operação”.

Além do Studio, o Marketplace da companhia passará a agregar ativos de IA. Isso inclui um espaço com agentes certificados, prontos para automações e personalizações. Segundo a Skyone, o recurso permitirá às empresas realizar ações como a previsão de demandas de estoque, personalização de campanhas de marketing e otimização de processos de forma precisa.

A plataforma da Skyone também apostará na previsibilidade de custos, e em uma camada unificada de gestão integrada, para atrair a atenção de clientes. Segundo o CEO da empresa, o tema de custos é particularmente importante para o setor de pequenas e médias empresas – que respondem hoje por cerca de 90% do negócio da companhia –, mais sensível ao ROI das tecnologias que busca aplicar que outros segmentos.

“No mercado em que estamos, se não simplificarmos e tirarmos toda a mão de obra customizada, é uma tecnologia que nasce morta. Uma grande empresa pode contratar uma consultoria e pensar a estratégia para os próximos três anos. Nosso cliente, não. Se não chegar a uma solução pronta, com a qual ele vai vender mais ou reduzir custos, ele não vai te ouvir”, disse.

Ano de expansão da Skyone

A aposta da plataforma em dados de IA é a nova estratégia da companhia para seguir na trajetória de crescimento que observou nos últimos anos. Apesar de um ano “relativamente complexo do ponto de vista econômico”, na avaliação de Brandão, a empresa espera um crescimento de quase 50% ao longo do ano, com um faturamento de R$ 400 milhões. Um quinto dele, já vem de fora do Brasil.

“Isso está muito conectado ao nosso novo momento de lucratividade e eficiência”, disse. “Nós começamos a diluir os custos da empresa e buscamos um modelo bastante eficiente de lucratividade de dois dígitos, que deve perdurar nos próximos anos”.

Neste ano, a companhia também recebeu um aporte de R$ 60 milhões do fundo Bewater. O valor foi empregado em aquisições estratégicas como a FWC Cloud, especializada em computação de nuvem e banco de dados, além da Joint Venture com a Faitec. Os movimentos contribuíram para um crescimento inorgânico da companhia.

A empresa também tem avançado na estratégia de expansão regional de suas operações para alcançar o crescimento. Além do leque de centenas de canais parceiros, em julho deste ano foi lançado um modelo de franquias regionais, que deve ser expandido. “Hoje nós temos oito delas, mas devemos ter uma centena até o meio do ano que vem”, explicou o CEO. “É quase uma extensão da nova força de vendas. Elas trazem capilaridade e um atendimento regionalizado.”

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Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

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