Pix parcelado segue desconhecido por empresas, diz Boa Vista

Apenas um terço das companhias dos setores do Comércio, Indústria e Serviços conhece modalidade

Author Photo
6:38 pm - 29 de novembro de 2022
pix, black friday, reboleto imagem: Shutterstock

O Pix, enquanto modalidade de pagamento, se tornou rapidamente popular entre os brasileiros desde que foi lançado em 2020. No entanto, algumas de suas atualizações e outras modalidades de pagamento ainda permanecem desconhecidas pela maioria. O Pix parcelado é uma delas.

Pesquisa realizada pela Boa Vista revelou que apenas um terço das companhias dos setores do Comércio, Indústria e Serviços conhece o Pix parcelado, enquanto 85% delas nunca ouviram falar no BNPL (Compre agora, pague depois, na sigla em inglês), também conhecido como crediário digital.

O Comércio se desataca como o setor com a maior taxa de conhecimento do Pix parcelado – 35%. Entretanto, cerca de 88% dos comerciantes alegaram não conhecer o BNPL. Muito difundido em países como EUA e Inglaterra, o BNPL já é oferecido por algumas companhias no Brasil e combina diversas formas de parcelamento, incluindo parcelas no cartão de crédito e outras no débito ou Pix.

“Desde a implementação do Pix, em 2020, as tecnologias de pagamentos têm evoluído em ritmo acelerado. Dada essa velocidade, muitos setores da economia ainda não conhecem novas ferramentas e têm demonstrado resistência em sua adesão, muito por conta do desconhecimento dessas funcionalidades”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Na análise da Boa Vista, a pouca aceitação do Pix parcelado é uma consequência do desconhecimento de suas funcionalidades. Apesar disso, a predisposição em disponibilizá-lo como uma das opções de pagamento para os clientes é bastante representativa, com 72% das menções.

O desconhecimento é maior sobre o BNPL, e como consequência a não pretensão de adesão da ferramenta. Pouco mais da metade (51%) das empresas entrevistadas alegou que pretende implementar a opção de pagamento.

O relatório ressalta que entre os principais benefícios em disponibilizar o Pix parcelado como meio de pagamento estão a possibilidade de parcelamento, mencionado por 73% dos entrevistados, e a redução do risco de não recebimento, apontado por 38%. Similar ao constatado com o Pix parcelado, a adesão ao BNPL reforça os benefícios esperados como a possibilidade de parcelar as compras e antecipação dos recebimentos sem custo, apontado por 68%, além da garantia de pagamento das vendas, indicado por 42% dos respondentes.

Entre as companhias entrevistadas, os meios de pagamentos mais aceitos são o Pix (83%), dinheiro (68%), cartão de débito (54%) e cartão de crédito (53%). Na comparação entre os setores, quase 90% do Comércio declarou que o Pix é o meio de pagamento mais aceito nas vendas. A Indústria e o setor de Serviços também registraram preponderância do Pix como o meio de pagamento mais aceito, com 72% e 78%, respectivamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.