Petrobras adota low-code e alavanca produtividade de desenvolvimento em 60%

Solução da OutSystems com IA trouxe ROI de 15% à Petrobras. Objetivo da estatal é modernizar mais de 300 aplicações usando a tecnologia

Author Photo
4:04 pm - 11 de março de 2024
petrobras Foto: Shutterstock

Como parte de uma ampla estratégia de transformação digital, a Petrobras pretende modernizar mais de 300 aplicações usando low-code da OutSystems. A parceria começou em 2021 e tem foco em tecnologias disruptivas para transformar e melhorar processos.

São, atualmente, mais de 2 mil aplicações e softwares rodando em todos os setores da estatal, e manter esse legado exige trabalho, investimento, treinamento e capacitação. A adoção da plataforma de desenvolvimento low-code para aplicações de missão crítica permite, segundo as empresas envolvidas, implementação mais rápida e redução de tempo de desenvolvimento.

O antes levava meses, agora leva poucas semanas, dizem.

Veja ainda: Petrobras testa robô para entrega de amostras em centro de pesquisa

A tecnologia da OutSystems usa inteligência artificial (IA) através de um assistente chamado AI Mentor. Segundo Igor Rigotti, head de low-code da Petrobras, a decisão de desenvolver usando low-code se baseou em estudos e pesquisas que apontaram vantagem para o método.

“Olhando os custos com a nossa estratégia de migração para a nuvem, observamos que esse processo era contínuo, moroso e caro, consumindo muitos recursos para tratamento cíclico de débitos técnicos e de segurança ao invés de focar em novas funcionalidades que geram valor para o negócio”, relembra o executivo.

“Então pensamos que seria melhor fazer a reconstrução de algumas aplicações, associado à uma plataforma que fosse nativa em nuvem e permitisse a quebra deste paradigma cíclico de manutenção de aplicações. Daí, começamos a olhar para o low-code”, explica.

Petrobras e low-code

Com a aplicação do low-code, a Petrobras acelerou o tempo de lançamento de aplicações e registrou produtividade 60% maior. Projetos que seriam entregues até o fim de 2023 foram finalizados em outubro, com retorno de investimento de 15% em menos de um ano.

Segundo as empresas, o aumento de performance acompanhou aumento de segurança das aplicações, qualidade de código, acervo de testes e minimização de custo de operação.

Todo o processo de reconstrução de sistemas da Petrobras envolve 60 times ágeis, com mais de 250 desenvolvedores OutSystems alocados no Brasil. A previsão é que até o fim de 2024 a companhia some 700 profissionais atuando na transformação digital com low-code.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.