Pesquisadores de Ciências da Computação levam prêmio da USP

Author Photo
11:54 am - 23 de dezembro de 2014
Pesquisadores de Ciências da Computação levam prêmio da USP
Impacto do trabalho, qualidade da redação, metodologia e rigor científico, originalidade, atualidade e relevância dos resultados. Esses foram os critérios que levaram o professor Diego Amancio e o ex-aluno Rodrigo Barros, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, a serem reconhecidos na terceira edição do Prêmio Tese Destaque da instituição, na área de Ciências Exatas e da Terra.
 
O trabalho de Amancio, “Classificação de textos com redes complexas”, ficou com o prêmio de melhor tese. Ele é professor do ICMC e, em seu trabalho de doutorado, desenvolveu um método capaz de classificar textos não pelo conteúdo, como já é feito atualmente, mas pelo arranjo das palavras que os compõem, maneira através da qual autores, obras e assuntos podem ser identificados. 

“Pela classificação tradicional, as buscas são feitas tendo como base o conteúdo dos textos, ou seja, por palavras-chave. Meu trabalho complementa essas buscas baseando-se no arranjo de palavras dos textos”, explica o professor.
 
O conceito de redes complexas foi o que norteou a pesquisa em questão. Utilizando-se de um software criado no Grupo de Computação Interdisciplinar do IFSC, Amancio “transformou” as palavras dos textos analisados em vértices de redes complexas, buscando inter-relações entre elas, como, por exemplo, a quantidade de vezes que duas palavras aparecem juntas. 

Já a tese de doutorado “Sobre o projeto automático de algoritmos de indução de árvores de decisão”, de autoria de Rodrigo Barros, recebeu menção honrosa. Ele é professor na Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e seu trabalho já havia recebido o prêmio da Sociedade Brasileira de Computação de melhor tese de 2013 e o Prêmio Capes de Tese de 2013.

Em sua terceira edição, o Prêmio Tese Destaque USP tem como objetivo estimular a constate busca pela excelência na pesquisa. Para cada grande área de conhecimento, são concedidos um prêmio e duas menções honrosas aos participantes do desafio acadêmico.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.