Pesquisa revela impactos da pandemia no ecossistema de startups

Fundação Dom Cabral e Órbi Conecta anunciam resultados da pesquisa "Startups e os desafios da pandemia: adaptações e reinvenções no ecossistema"

Author Photo
11:00 am - 25 de maio de 2020
impactos startups impactos startups
Para compreender os impactos da pandemia do novo Coronavírus nas atividades das startups brasileiras, a Fundação Dom Cabral e o Órbi Conecta, com o apoio da Abstartups, publicaram uma pesquisa que cobriu mais de 30 segmentos de negócios.
Mais da metade dos entrevistados (53,2%) afirmou ter sofrido impactos negativos, enquanto outros 30,9% foram positivamente afetados. O grupo não afetado engloba apenas 4,2% dos participantes da pesquisa. Uma parcela de cerca de 11,7% não consegue identificar, ainda, os impactos para suas empresas.

Impactos

Os principais impactos da pandemia sobre as startups cujas atividades foram negativamente afetadas são: perda de receita; prejuízo à dedicação das equipes e uso de espaços. Para aquelas cujas atividades foram positivamente afetadas, os impactos são: demanda de novos clientes; demanda por novos produtos e crescimento da receita. Também há impactos comuns aos dois grupos, que são: pressão para resolver problemas de curto prazo, mudança nas prioridades estratégicas das empresas e alteração das expectativas de faturamento para os próximos anos.

Entre as principais medidas adotadas pelas startups como reação ao momento atual estão, em ordem de relevância para o grupo positivamente afetado: (1) aceleração dos projetos em desenvolvimento; (2) ampliação de negócios de parcerias, investimentos ou participações em projetos com outras empresas; (3) expansão das atividades da equipe; (4) aumento de atividades comerciais da empresa; e (5) ampliação no orçamento para projetos planejados ou já em desenvolvimento.

“Alguns dos principais impactos que pudemos observar na pesquisa estão relacionados à aceleração forçada do processo de transformação digital das empresas. Embora isto já venha ganhando espaço há algum tempo, nunca foi tão crucial para a adaptação e reinvenção dos negócios e dos relacionamentos com o ecossistema.”, afirma o Professor Carlos Arruda, Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC e responsável pela pesquisa.

Segundo Anna Martins, cofundador e diretor-geral do Órbi Conecta, “percebemos, nesta pesquisa que, ainda que a pandemia global provoque impactos negativos consideráveis para todos os setores da economia, por outro lado, cria oportunidades únicas para as startups. Elas possuem a capacidade de se adaptarem rapidamente e devem usar isso a seu favor para entender a direção das novas demandas dos clientes e assim sobreviverem.”

Estratégia

Com relação à adoção do desenvolvimento ou da adaptação de produtos para contribuir com o combate à COVID-19, 33% apontaram intensidade máxima na adoção desta estratégia. Perfil parecido foi observado na adoção da busca por novas parcerias com grandes empresas: de um lado, 29,5% dos envolvidos responderam ser essa uma estratégia adotada em intensidade máxima, enquanto, do outro, 26,1% atribuíram a ela intensidade mínima.

O impacto geral mais imediato à crise diz respeito às expectativas otimistas em relação ao futuro da empresa. Entre as startups que declararam terem sido positivamente impactadas pelo cenário, a pandemia desencadeou certo otimismo em suas expectativas, mesmo diante de forte pressão para resolver problemas de curto prazo.
De maneira geral, os resultados apontam para uma postura ativa das startups na reestruturação e reinvenção de seus negócios: quase 60% dos respondentes da pesquisa concordaram com este ponto, em grau 4 ou 5, os mais elevados do ranking.

Com relação às reações frente à crise, entre aquelas que foram negativamente afetadas, as cinco principais foram: (1) corte no orçamento 2020 para projetos planejados, mas não iniciados; (2) paralisação de negociações de parcerias, investimentos ou participações em projetos com outras empresas; (3) corte no orçamento 2020 para projetos em desenvolvimento; (4) adiamento de projetos por prazo indeterminado; (5) paralisação ou redução de atividades da empresa em labs ou hubs de inovação.

Com relação às expectativas quanto ao futuro dos negócios pós-pandemia, os fatores mais mencionados por ordem de relevância foram: (1) vamos aproveitar a crise para promover mudanças significativas na empresa; (2) vemos a situação como temporária, e as atividades serão restabelecidas ao mesmo patamar que antes da crise até o final de 2021; (3) vemos a situação como temporária, e as atividades serão restabelecidas ao mesmo patamar que antes da crise até o final de 2020; (4) as atividades sofrerão bastante com a crise, serão reduzidas e não se reestabelecerão antes do final de 2021.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.