Notícias

Pesquisa com CFOs estima pico de aceleração de investimentos em digital para próximo ano

Uma pesquisa do Gartner revelou que a maioria dos CFOs não está confiante em cumprir com êxito seus objetivos digitais de mais alta prioridade para o ano seguinte, ainda que 2021 continue a corrida de aceleração digital. No próximo ano, os executivos devem continuar a implementação de data analytics avançada, RPA e outras tecnologias.

Leia também: Inteligência Artificial e RPA: por que é fundamental que essas tecnologias caminhem juntas?

A pesquisa do Gartner com 173 CFOs, em outubro de 2020, destacou uma lista assustadora de prioridades digitais para 2021, desde a implementação de data analytics avançada e tecnologias de automação de processos robóticos (RPA) à aceleração das habilidades digitais entre suas equipes.

“A pandemia da Covid-19 forçou os CFOs a avaliar abruptamente as capacidades digitais atuais de suas organizações e funções, e eles claramente encontraram muitas áreas em falta”, disse Alexander Bant, Chefe de Pesquisa na Prática de Finanças do Gartner. “O próximo ano será sobre a aceleração dos cronogramas de investimento digital do ritmo de uma maratona de vários anos para uma corrida de curta distância de 12 meses. No entanto, a maioria dos CFOs não tem certeza se conseguirá cruzar a linha de chegada em muitas dessas áreas”.

A pesquisa do Gartner perguntou aos CFOs onde eles passarão mais tempo em 2021 em comparação com 2020 e onde eles antecipam as dificuldades em alcançar seus objetivos. Entre as prioridades digitais, as três principais áreas para maior investimento de tempo também foram acompanhadas por níveis significativos de dúvida entre os CFOs, com metade ou mais esperando que seja difícil atingir seus principais objetivos digitais.

As cinco principais prioridades digitais de CFOs em 2021, segundo o Gartner, são:

  • Tecnologias e ferramentas de data analytics avançadas em finanças;
  • RPA e outras tecnologias de automação de fluxo de trabalho em finanças;
  • Aceleração das habilidades digitais em finanças;
  • Análise e governança de investimentos digitais em toda a empresa;
  • Tecnologias baseadas em nuvem.

Enquanto 82% dos entrevistados indicaram que as tecnologias e ferramentas de data analytics avançadas eram uma prioridade, quase o mesmo número, 78%, esperava que fosse difícil alcançar com sucesso seus objetivos nesta área no próximo ano. Essa proporção de prioridade de investimento e expectativa de não obter sucesso é de, respectivamente, 66% para 56% em relação a implementação de RPA, e 60% para 50% em relação a aceleração das habilidades digitais em finanças.

Muitos CFOs estão buscando reviver os investimentos em crescimento estagnados enquanto otimizam os custos para refletir melhor as novas realidades de negócios. A principal dessas realidades, segundo o Gartner, é atender às novas preferências dos clientes moldadas pela pandemia, incluindo maior expectativa de velocidade, entrega multicanal e disponibilidade permanente.

“Os CFOs enfrentam demandas duplas para financiar a empresa digital mais ampla, ao mesmo tempo em que garantem que sua própria função esteja equipada com as ferramentas, tecnologias e talentos para uma transformação bem-sucedida”, disse o Bant. “Felizmente, muitas prioridades digitais, como RPA, também devem apoiar as metas de otimização de custos dos CFOs, pelo menos a longo prazo”.

O Gartner recomenda que os CFOs coloquem um foco principal na identificação dos investimentos que irão gerar resultados de negócios positivos e melhorar o desempenho dos funcionários dentro de novos modelos de trabalho híbridos. Os CFOs precisarão reavaliar como medir o desempenho dos negócios nesse ambiente e, ao mesmo tempo, estimular novos modelos de negócios que apoiem ​​o crescimento digital.

Bant sugere acelerar o uso do RPA para liberar o tempo dos membros da equipe em tarefas repetíveis e transacionais. As tecnologias digitais de analytics avançadas podem ajudar as organizações financeiras a fornecer insights em escala e criar vantagens competitivas de longo prazo. Atrair o talento financeiro com experiência digital necessária para maximizar o valor da analytics e automação pode ser mais viável à luz de um pool de talentos global recém-aberto e disponível remotamente.

“A maioria dos CFOs já conduziu experimentos em pequena escala em RPA, inteligência artificial (AI) ou tecnologias de analytics avançadas, e eles viram o potencial para um ROI significativo”, disse Bant. “Agora, a chave será alcançar escala com essas tecnologias e, ao mesmo tempo, garantir que os CFOs tenham o talento para administrar um negócio sempre ativo e totalmente digital”.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago