Pesquisa: brasileiros são os que mais acreditam em notícias falsas

Segundo Instituto Ipsos, 62% dos entrevistados no país admitiram já ter sido vítimas de fake news

Author Photo
12:54 pm - 03 de outubro de 2018

Os brasileiros são os que mais acreditam em notícias falsas (ou fake news, em inglês) no mundo, conforme aponta um novo levantamento feito pelo Instituto Ipsos em um total de 27 países.

Conforme a pesquisa, intitulada Global Advisor: Fake News, Filter Bubbles, Post-Truth and Trust, nada menos que 62% dos brasileiros já acreditaram em uma notícia que, na verdade, era falsa.

Com isso, o Brasil fica na primeira colocação do ranking, à frente de árabes e sul-coreanos (58%), peruanos e espanhóis (57%). Completam o top 5 chineses, com 56%, e suecos, indianos e poloneses, empatados, com 55%.

Para efeito de comparação, os locais que apresentaram índices mais baixos neste sentido, de acordo com o levantamento, foram Japão (34%), Reino Unido e Turquia (33%) e Itália (29%).

Vale destacar ainda que, apesar de o nosso país liderar esse ranking, mais de dois terços dos entrevistados do Brasil (68%) afirmam que sabem diferenciar uma notícia real de uma falsa.

Metodologia

No total, o estudo em questão da Ipsos entrevistou 19.200 pessoas de 27 países entre os dias 22 de junho e 6 de julho. Clique aqui para acessar o estudo na íntegra (em inglês).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.