Pesquisa aponta que chefe ruim é o principal motivo para demissão

Chefe centralizador e que não incentiva os talentos pode ser grande empecilho na carreira

Author Photo
1:53 pm - 17 de setembro de 2020
dicas trabalho

O desempenho aquém do esperado de um líder é o principal motivo para que colaboradores peçam demissão ou se sintam desanimados no emprego, segundo levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego. Segundo o estudo, oito em cada dez colaboradores pedem demissão por causa do chefe. Ainda segundo o material, decisões gerenciais equivocadas ou mal planejadas são os erros que mais levam a um desgaste no relacionamento entre funcionários e chefes.

Sucesso depende do  colaborador

Para o consultor empresarial e especialista em governança corporativa, Marcelo Camorim, é possível adequar a carreira e planos para o futuro com a chefia. Para escolher o chefe é preciso antes de mais nada conhecer bem o líder com quem se está trabalhando e avaliar se seu perfil e estilo profissional combina com essa liderança.

Leia também: On The Go apresenta chatbot para pesquisa de mercado via WhatsApp

“Obviamente você precisa se conhecer bem profissionalmente e saber muito bem para onde quer ir em sua carreira e analisar se ao lado do líder com quem está trabalhando você terá abertura para crescer e se aprimorar. Porque o seu sucesso profissional depende sim de sua excelente capacidade e de seus talentos, mas também depende de alguém que dê chance a estes seus talentos, ou seja, seu chefe”, afirma o especialista em governança corporativa.

De acordo com o especialista em governança corporativa, além de uma boa formação e capacitação contínua, o sucesso profissional depende, em muito, das relações profissionais que se estabelecem ao longo da carreira, em especial as que são feitas com os líderes ao longo do caminho. Problemas nesse sentido, claro, podem gerar o motivo de uma demissão.

“Se você é uma pessoa preparada, tecnicamente e psicologicamente para o trabalho que exerce, mas se há em seu caminho um chefe centralizador e não aberto à mudanças, esse chefe pode sim ser um empecilho para seu crescimento”, afirma Camorim.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.