Pesquisa aponta crescimento na demanda por desenvolvedores

Author Photo
5:28 pm - 11 de junho de 2015
Pesquisa aponta crescimento na demanda por desenvolvedores
Uma pesquisa realizada pela Conquest One aponta um aumento na demanda por profissionais de desenvolvimento em TI. As tecnologias Microsoft Dot.Net, Oracle PL-SQL e Java são as mais requisitadas, representando o total de 28% – sendo 11%, 12% e 5% das vagas respectivamente.

A consultoria especializada em outsourcing e staffing analisou as oportunidades do mercado de Tecnologia da Informação em 2014 e prevê um crescimento das oportunidades para o cargo durante os próximos dois anos.

Outra área de atuação que também teve procura foi a de infraestrutura, que inclui os analistas de Suporte (11%), administradores de redes (6%), consultores Windows (6%) e DBA (5%). Das vagas contabilizadas pelo levantamento, a área de desenvolvimento demandou 41% profissionais e a de infraestrutura 37%.

De acordo com Marcelo Vianna da Silveira, sócio-diretor da Conquest One, esse movimento se deve pela tendência das empresas de migrarem suas infraestruturas para a nuvem.
Em 2014, os setores de construção (18%), tecnologia (16%), farmacêutico (9,5%), varejo (8%), processamento de cartões (8%) e indústria (7%) demandaram mais profissionais de TI, atrás de setores de seguros, saúde e serviços, com uma média de 6%, cada.  

Para o primeiro trimestre de 2015, a demanda não mudou muito: o aumento na demanda por profissionais de TI se manteve nos setores de construção (20%), tecnologia (19%), farmacêutico (15%), e as áreas de processamento de cartões (10%), saúde (8%), varejo (8%) e serviços (5%) também se destacaram. 

Para Antonio Loureiro, presidente da Conquest One, a expectativa é que o cenário sofra uma transformação, com o setor financeiro, especialmente bancos, exigindo profissionais capacitados para atuar em áreas como mobilidade e segurança. A expectativa da companhia é que em 2015 o número de vagas preenchidas tenha aumento de 15%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.