Pernambucanas cria serviços financeiros com plataformas digitais

Varejista centenária emite cartão de crédito Elo em dez minutos nas lojas e oferece conta digital similar ao sistema dos bancos

Author Photo
1:44 pm - 16 de outubro de 2019

Os preparativos para fazer oferta pública inicial (IPO) aceleram a jornada de transformação dos negócios da rede de lojas Pernambucanas. A varejista centenária está investindo em plataformas digitais para oferecer também serviços financeiros ao seu público, consumidores de baixa renda desbancarizados. Seu plano é aumentar o poder de consumo dessa clientela para incrementar receita.

Dessa estratégia nasceu em 2018 o projeto “emissão instantânea do cartão de crédito Elo”. Em questão de minutos, o consumidor, que está na loja e tiver sua proposta aprovada, recebe o seu cartão físico, faz ativação na hora e já pode sair comprando na Pernambucanas ou em outro estabelecimento com o dinheiro de plástico.

“A Pernambucanas foi pioneira com essa inovação no varejo brasileiro. Todas nossas 360 lojas estão preparadas para entregar o cartão de crédito Elo com chip e personalizado em até dez minutos”, garante João Marcelo Costa, CIO da cadeia varejista, vencedora do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, na categoria Comércio Atacadista e Varejista, realizado anualmente pela IT Mídia em parceria com a PwC.

Todos os pontos de vendas contam com impressoras financeiras e mecanismos robustos de segurança emitir o cartão. Vendedores abordam o consumidor com tablets nas mãos para agilizar o pedido do cartão de crédito. Pelo dispositivo móvel, eles fotografam documentos pessoais, coletam assinatura digital e fazem o reconhecimento facial do interessado.

Revolução na concessão de crédito

João Marcelo Casas Pernambucanas 2

Para Costa, a rede varejista revolucionou a forma de concessão de crédito no Brasil. “Toda a operação de emissão do cartão Elo nas lojas Pernambucanas é 100% digital”. Hoje, quando o consumidor solicita um cartão de crédito, ele recebe a mídia em casa pelos correios. “Mas o percentual de ativação é de 30% a 40%”, diz ele, que considera o índice baixo comparado com as despesas de emissão e postagem. Com a emissão instantânea nas lojas Pernambucanas, o executivo diz que a taxa de adesão chega a 98% e estimula o consumidor a comprar mais.

“Essa iniciativa trouxe um grande diferencial competitivo para Pernambucanas no processo de venda do cartão e da experiência do cliente nas nossas lojas”, avalia o executivo. Segundo ele, o valor ticket médio de compras nas lojas aumentou 10% com a novidade.

O projeto serviu de base para a Pernambucanas se destacar com o lançamento em 2019 da Conta Digital para clientes desbancarizados. Pelo seu app, é possível fazer movimentações financeiras como saque, DOC, TED, transferências, investimentos, pagamento de contas etc. “Já temos 500 mil clientes e a meta é dobrar esse número em um ano”, prevê Costa.

Transformação com engajamento

Na avaliação do diretor de TI da Pernambucanas, a cultura de inovação está no dia a dia da empresa e deverá ajudar na preparação para estreia no mercado de capitais. Em 2018, a varejista criou o LabDigital e faz reuniões semanais para discutir projetos de transformação digital dos negócios com participação ativa do CEO Sérgio Borriello. “Com engajamento dele, temos a aprovação de orçamentos com mais rapidez”, comemora Costa.

Mas o executivo lembra que no início da jornada de transformação digital da Pernambucanas era um desafio falar de mudanças em uma empresa de 111 anos. Havia resistência para ideias novas. “Aqui só era aceito projeto perfeito. Inovação é sinônimo de erro. Não dá para fazer algo novo sem errar”, conclui o diretor de TI da Pernambucanas.

Finalistas do prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI da categoria Comércio Atacadista e Varejista

1º Pernambucanas – João Marcelo Costa, CIO

2º Leroy Merlin – Charles Schweitze, gerente de Inovação

3º Atacadão Dia a Dia – Geraldo Carvalho, CIO

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.