Perguntas da entrevista do gerente de projeto: 5 áreas-chave para se preparar

Para conseguir esse trabalho de gerenciamento de projetos, esteja preparado para falar sobre o que você fez, para onde está indo e como pensa

Author Photo
9:30 am - 15 de março de 2022

Boas notícias: Você conseguiu uma entrevista para um cargo de gerente de projeto. Talvez seja o primeiro passo em uma nova carreira, ou talvez você seja um profissional experiente em busca de pastos mais verdes. De qualquer forma, você conseguiu seu currículo e agora tem a chance de conversar com pessoas reais sobre suas qualificações para este trabalho.

As entrevistas podem ser um pouco estressantes, portanto, ter uma noção prévia do que será perguntado é essencial para causar uma boa impressão. Conversamos com vários especialistas e coaches de carreira, junto com pessoas que supervisionaram e contrataram gerentes de projeto, para obter insights sobre os tipos de perguntas que você pode esperar em uma entrevista de emprego – e como você deve se preparar para respondê-las.

1. O que você sabe?

Não serão as perguntas mais difíceis, mas você será solicitado a demonstrar conhecimento básico sobre gerenciamento de projetos e o campo de especialidade em que trabalharia se contratado. “Se você trabalha na área de TI, deve estar preparado para responder a perguntas sobre softwares com os quais está familiarizado para gerenciamento de projetos”, diz Sara Hutchison, Redatora de Currículos Executivos com experiência em trabalhar com profissionais de TI e certificação CompTIA Project+.

Mesmo quando confrontado com questões factuais básicas, você deve procurar mostrar algum talento analítico. Por exemplo, diz Hutchison, quando perguntado sobre software de gerenciamento de projetos, “se você conhece vários pacotes de software, pode falar sobre os prós e contras de cada um? Você também deve estar pronto para falar sobre como se mantém atualizado com a tecnologia mais recente nessas áreas”.

Dito isto, este não é um teste rápido no qual você precisa marcar 100 pontos; como você lida com uma questão que o lança pode ser revelador sobre seu caráter e capacidades. Cynthia Davis, Cofundadora da plataforma de recrutamento Diversifying.io, diz que uma coisa que ela procuraria em uma entrevista seria se um candidato estivesse “aberto o suficiente para dizer: ‘Não sei, mas aqui está como posso desenvolver isso’”.

2. O que você sabe sobre a empresa para a qual está se candidatando?

Quando se trata de seu novo empregador em potencial, Davis diz que você deve ser o mais rápido possível. “Em uma entrevista, o candidato teria que mostrar que entendeu a função para a qual está se candidatando e dedicou um tempo para pesquisar a empresa e demonstrar que esta é a função certa para ele”, diz ela.

Lembre-se, porém, que uma entrevista é uma via de mão dupla e uma oportunidade para você fazer perguntas também. Embora você deva saber o máximo possível sobre a empresa e o cargo para o qual está se candidatando, só poderá aprender alguns detalhes – e como exatamente você pode se encaixar na conta – perguntando sobre eles durante a entrevista; fazer isso mostra que você é sério sobre o trabalho.

“É importante descobrir o porquê por trás da posição”, diz Tushar Gadhia, Diretor de Prática de Consultoria da Synoptek. “Isso ajudará você a determinar a mentalidade adequada para o trabalho específico. Você precisa entrar como agente de mudança e desfazer coisas que o predecessor colocou em movimento ou não conseguiu? Por outro lado, se as coisas não fossem problemáticas, a empresa poderia estar contratando um PM para entrar no redil e entrar em sintonia com os processos que já possuem. Entender exatamente o que a empresa precisa de um PM é fundamental para garantir que você seja a pessoa certa para o cargo e saiba o que será esperado de você”.

3. Qual é o seu processo?

Supondo que você tenha passado pelos filtros para conseguir uma entrevista, seus empregadores em potencial provavelmente estão confortáveis ​​por saber que você conhece os fatos básicos – ‘o que’ – de que precisará para fazer o trabalho. Eles vão querer ouvir você falar sobre o ‘como’, ou seja, seu processo como gerente para ajudar as equipes a conduzir projetos até a conclusão e a mentalidade por trás disso.

Por exemplo, como você aborda as compensações é uma parte fundamental da sua filosofia de trabalho. Tim Bailey, Vice-Presidente de Consultoria Global da Deltek, perguntava aos candidatos: “Ao gerenciar um projeto, como você determina qual das três restrições – escopo, cronograma, custo – é mais importante?”

Você também deve estar preparado para responder perguntas sobre seu estilo de liderança. Como você estará no comando de uma equipe, essa será uma das partes mais importantes da entrevista. Dave Garrett, Diretor de Estratégia e Crescimento do Project Management Institute (PMI), dá um exemplo do tipo de coisas que um gerente de contratação deseja saber:

– “Como você lidera e influencia pessoas sem autoridade? Como os projetos geralmente são multifuncionais, os membros de sua equipe têm outro ‘chefe’ e seu projeto nem sempre é a principal prioridade para outras partes interessadas”.
– “Você é um estudante rápido? Porque os projetos podem ser sobre qualquer tópico e você pode ser mais eficaz se puder aprender rapidamente sobre o assunto e entender o que é importante”.
– “Como você decide qual abordagem usar? Porque as equipes de projeto podem aplicar muitas abordagens: preditivo, ágil, design thinking e muito mais, dependendo dos desafios que enfrentam”.

Você também pode ter a chance de falar sobre como você aborda o trabalho de um PM em um sentido meta. Debra Wheatman, Presidente da Careers Done Write, diz que essas questões podem ser formuladas desta forma: “Você melhorou os processos de gerenciamento de projetos em sua empresa? O que você recomendou ou implementou? Quais foram os resultados?”

David Ciccarelli, empresário de tecnologia e CEO da Voices, fica um pouco mais cerebral quando entrevista candidatos à PM. “Eu tento entender os candidatos através do processo ou ter uma noção de seus modelos mentais nos quais eles confiam para tomar decisões mais rápidas e inteligentes”, diz ele. “Uma pergunta pode ser: ‘Existe alguma estrutura mental que você usa para acelerar seu processo de tomada de decisão?’ Modelos mentais são simplesmente estruturas que identificam padrões e ajudam uma pessoa a resolver uma situação difícil de maneira previsível. Saber que um candidato tem um kit de ferramentas é um sinal de que ele se atualizará rapidamente e começará a causar um impacto positivo”.

4. O que você fez?

Pode ser difícil prever que tipo de perguntas você receberá em uma entrevista de PM. Mas há um que é quase garantido: “Fale-me sobre um projeto recente”.

Esta é “uma pergunta natural para quebrar o gelo”, diz Alan Zucker, Diretor Fundador da Project Management Essentials. “Esteja preparado para descrever o projeto, seu papel, as coisas que correram bem e os desafios encontrados. Sua resposta inicial deve ser inferior a dois minutos. Pratique. Mantenha-se focado e de alto nível”.

E esteja pronto para ser específico sobre isso. “Os gerentes de projeto precisam estar preparados para responder a perguntas centradas em experiências e desafios reais e como eles os superaram”, diz Garrett, do PMI. “Evite respostas hipotéticas que não provam como você reagiu e administrou suas circunstâncias”.

Parte das especificidades que você entrega deve ser honesta sobre quando as coisas foram menos do que perfeitas. Você pode receber perguntas específicas sobre isso: “Conte-me sobre um momento em que você se sentiu sobrecarregado com sua carga de trabalho” e “Você pode descrever uma situação em que você perdeu um prazo?”; estes são dois exemplos oferecidos por Mandy Bennett, Diretora de Desenvolvimento Criativo da Scorpion. Você deve usar perguntas como essas como uma oportunidade para falar sobre como você superou as adversidades.

“Um PM que sente em uma entrevista ou avaliação que cada projeto ou tarefa em que já trabalhou funcionou perfeitamente 100% do tempo pode ser uma bandeira vermelha”, diz Hutchison. “Isso não apenas é altamente improvável, mas também não permite que o gerente de contratação entenda como você aprende com experiências passadas, resolve problemas e expande o que foi feito para evitar que eles aconteçam novamente. Use esses exemplos anteriores como oportunidades para explicar como você recebeu críticas, assumiu a responsabilidade de um problema e documentou as ações apropriadas”.

5. O que você pode nos dizer sobre você?

No final, lembre-se de uma coisa sobre uma entrevista de emprego: esta é a única chance de você e seus potenciais empregadores se avaliarem como pessoas. Não seja muito pessoal, mas também não sinta que precisa passar o tempo todo no domínio dos números e da proficiência em software: os entrevistadores vão querer saber como sua personalidade se encaixa no resto da equipe. “A chave é mostrar que você é genuíno”, diz Maziar Adl, CTO da Gocious. “Você quer ser capaz de articular suas conquistas, não apenas citando uma série de dados e fatos, mas mostrando como esses itens ajudaram o negócio a crescer. Explique como você trabalhou com sua equipe e em toda a organização para atingir essas métricas”.

“Os empregadores querem pessoas que se importem, que tenham caráter, integridade e se ajustem bem à cultura da empresa”, acrescenta Bailey, da Deltek. “Gostamos de ver como os candidatos se alinham com nossos valores fundamentais. Algumas boas perguntas para se preparar seriam: ‘O que é importante para você fora do trabalho?’ e ‘O que você valoriza?'”

Como já dissemos, uma entrevista é uma conversa que vai nos dois sentidos, e esta é sua chance de fazer perguntas semelhantes ao seu entrevistador também. “À medida que vemos cada vez mais a ‘Grande Demissão’, uma das grandes razões pelas quais as pessoas estão deixando os empregos é por causa de uma cultura ou chefe tóxico”, diz Tracy Podell, Sócia e Coach Executiva da Evolution, uma empresa de coaching profissional e empresa de desenvolvimento de liderança. “Você quer fazer perguntas comportamentais específicas sobre a equipe com a qual trabalhará para ter uma noção melhor se é uma cultura adequada para você. Por exemplo, você pode perguntar sobre os valores da empresa e exemplos de como eles atuam nos processos da empresa. Você pode pedir um exemplo de como a equipe lidou com um conflito recente e assim por diante”.

Em última análise, o que você quer é um empregador que investiu em sua carreira e não o veja apenas como uma engrenagem substituível. “Eu perguntaria para onde a pessoa quer ir e o que ela espera do trabalho”, diz Lovisa Stenbäcken Stjernlöf, Líder de Identidade e Governança da Advania Sweden. “Quero uma ideia do que você quer explorar mais adiante em sua carreira. Quero ver alguma aspiração”.

Mas para obter esse respeito, você precisa conquistá-lo, e isso significa mostrar respeito durante o processo de entrevista. Davis, da Diversifying.io, alerta para erros a serem evitados: “Dizer o nome errado da empresa, chamar o entrevistador pelo nome errado e não responder às perguntas. Algumas coisas são específicas para entrevistas que ocorrem em vídeo. Não olhar para a câmera faz você parecer desinteressado – o mesmo que checar seu telefone ou atender uma ligação. Dá a impressão de que você não está presente e focado na entrevista.” Tropeçar dessa maneira definitivamente diz ao seu entrevistador algo sobre você – e não algo que eles vão querer ouvir.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.