Perfil do talento de TI em 2019: quais competências serão necessárias?

Guia Salarial 2019 da Robert Half indica qual tipo de profissional as empresas buscarão. Será que você está em linha? Descubra

Author Photo
9:34 am - 03 de outubro de 2018

O mercado de tecnologia da informação segue aquecido em 2019. A observação é da Robert Half, empresa de executive search. Em seu Guia Salarial 2019, a empresa destaca salários dessa e de outras área e ainda indica quais serão as competências mais buscadas no próximo ano em TI.

Segundo a Robert Half, com o aumento da competitividade e da automatização de tarefas, as empresas já entndem a importância do papel da área de TI em suas operações. Se antigamente o departamento era visto como suporte, hoje em dia ele é vital e estratégico para os negócios. E quem não tem essa visão fica para trás. “Com essa mudança de percepção e com os investimentos constantes na área por conta das frequentes atualizações de sistemas e transformações, o perfil valorizado pelas empresas também se transformou”, revela o relatório.

A Robert Half indica que aquele profissional mais introspectivo e com dificuldade de se comunicar podem, de fato, ficar para trás. “Esse estereótipo não reflete o momento atual da área”, justifica.

Os aspectos comportamentais passaram a ter tanta importância quanto o conhecimento técnico – a comunicação, por exemplo, tornou-se habilidade muito requisitada. A interação mais próxima com outros setores, atrelada à visão de onde e como a tecnologia agrega valor em cada ramo da empresa, potencializa os resultados.

De forma geral, portanto, são três as capacidades que serão fundamentais em 2019:

1. Visão estratégica

2. Boa comunicação

3. Idiomas

Posições gerenciais e suas competências

Para posições gerenciais, as empresas buscam profissionais com perfil de liderança, mas que apresentem o conhecimento técnico necessário para atuar mais próximo da operação. Os times têm se tornado muito ágeis, o que exige um líder que trabalhe junto de sua equipe para direcioná-la. Nesse novo cenário, os gestores que apenas delegam perdem a vez para aqueles com um perfil mão na massa, alerta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.