PDF ou Word: qual é o melhor formato para o currículo?
Robert Half, consultoria de executive search, ajuda na escolha

Na hora de preparar um currículo, além de se atentar às informações e dados que deve colocar, é uma dúvida frequente é com relação ao formato. “Antigamente, entregar o documento Word seria o ideal. Mas hoje, a maioria dos programas de gestão de RH consegue ler os dados escritos num documento PDF. Se você está procurando um emprego, fique atento às recomendações para formatação”, alerta em seu blog a Robert Half, consultoria de executive search. Confira abaixo algumas recomendações da empresa para preferir o PDF.
Evite a violação dos seus dados
O PDF tem as suas vantagens, porque ele vai permitir que o seu currículo não seja editado por engano ou tenha a sua diagramação alterada no computador de quem o receber.
Quando um documento de Word é aberto num computador diferente do seu, pode ser que algumas fontes usadas na hora de fazer o seu currículo sejam substituídas. E, caso isso aconteça, toda a diagramação do seu currículo pode ser alterada, o que gera uma bagunça e torna o conteúdo não atraente.
Eu não sei gerar um PDF. E agora?
Se você não tem um programa para gerar um PDF, não tem problema: você pode enviar o seu documento em Word. Só é necessário ter cuidado para escolher a fonte para o seu currículo. As mais indicadas são as mais comuns, e que estão presentes em quase todos os computadores, como a Arial, Helvetica, Calibri ou Times New Roman.
E quanto aos outros formatos de CV?
A Robert Half aponta que até já recebeu currículos em Excel. Mas esta prática não é aconselhada. Na busca de uma nova oportunidade, evite colocar o seu recrutamento em risco. Seja conservador e opte por Word ou PDF, que são formatos de fácil leitura para todos os recrutadores.