PCDs são considerados para menos de 2% dos processos seletivos em TI

Mapeamento da startup Revelo analisou mais de 43 mil convocações de 24 mil empresas; carreira de desenvolvedores é a que mais busca PcDs

Author Photo
2:13 pm - 07 de outubro de 2021
PCD

Faltam oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de tecnologia, segundo pesquisa da Revelo, startup de recrutamento. O levantamento indica que foram enviados cerca de 300 convites para portadores de necessidades especiais participarem de processos seletivos na plataforma entre janeiro e maio. Este número responde por apenas 1,6% dos envios gerais realizados no mesmo período pela recrutadora.

“Investir na contratação desses profissionais também é contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, não basta a contratação: é preciso oferecer um clima organizacional planejado e adequado às necessidades dos PcDs”, destaca Lucas Mendes, cofundador da startup.

Leia mais: Falta de diagnóstico atrasa uso de TI por pessoas com dislexia

A carreira de desenvolvedores é a que mais busca PcDs no segmento, com 79,4% dos convites enviados. Em seguida, aparecem business intelligence (5,29%), marketing online (3,11%) e design (1,65%).

Quanto às contratações de PcDs, a área de desenvolvimento também lidera, com 76,16%. Por outro lado, as áreas não relacionadas à tecnologia se sobressaíram em segundo plano, com 6,78%. Negócios apresentou 4,65%, enquanto TI traz 4,26%. As posições com a menor representatividade de PcDs são business intelligence (3,10%), marketing online (2,71%) e design (2,33%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.