PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários
A empresa de pagamentos digitais aposta na criação de uma rede de anúncios utilizando informações de seus milhões de clientes
O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de seus usuários para impulsionar seu crescimento. No último trimestre, o PayPal processou cerca de 6,5 bilhões de transações, atendendo a aproximadamente 400 milhões de clientes, conforme revelado em seu relatório de ganhos mais recente.
Para liderar esse novo empreendimento, a empresa contratou Mark Grether, ex-chefe de publicidade da Uber, como vice-presidente sênior e gerente geral da PayPal Ads.
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O PayPal lançou seu primeiro produto de publicidade, o Advanced Offers, em janeiro, empregando IA e dados internos para auxiliar os comerciantes na segmentação de usuários do PayPal com ofertas personalizadas e descontos.
O Advanced Offers opera em um modelo de cobrança por desempenho, onde os anunciantes só pagam quando os consumidores realizam uma compra. Inicialmente, o eBay e o Zazzle estão entre os marketplaces on-line que iniciaram os testes com essa nova ferramenta, disse um porta-voz do PayPal ao The Wall Street Journal.
Além de vender anúncios para seus próprios clientes, o PayPal pretende expandir suas vendas para anunciantes não endêmicos, aqueles que não vendem diretamente através da plataforma, usando seus dados para direcionar consumidores em outras plataformas, como sites externos e TVs conectadas. Os compradores serão automaticamente adicionados à nova rede com seus dados, mas têm a opção de escolher sair, disse o porta-voz.
Para fortalecer sua equipe, além de Grether, o PayPal contratou John Anderson, ex-chefe de produto e pagamentos da fintech Plaid, como vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de consumidores. Ambos os executivos reportam a Diego Scotti, ex-diretor de Marketing da Verizon, que agora é vice-presidente executivo e gerente geral do grupo de consumidores e Marketing global do PayPal.
A entrada do PayPal no mercado de publicidade segue um movimento crescente entre as empresas de serviços financeiros. Recentemente, o JP Morgan Chase anunciou que permitirá que anunciantes direcionem usuários de seu site e aplicativo bancário com base em seus históricos de transações. Especialistas acreditam que mais empresas do setor financeiro seguirão essa tendência.
*Com informações do The Wall Street Journal
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