PayPal é a primeira marca a deixar projeto Libra, criptomoeda do Facebook

Iniciativa, que já recebe críticas vindas de países e executivos, pode ter ainda mais complicações para sair do papel

Author Photo
2:00 pm - 07 de outubro de 2019

O PayPal anunciou na última sexta (4) sua saída da Libra Association, grupo criado pelo Facebook para a criação da moeda digital  Libra.

De acordo com o comunicado enviado pela companhia de pagamentos, ela não estará mais envolvida nas decisões tomadas pelo grupo e irá redirecionar o tempo e esforços que estavam sendo gastos nessa iniciativa para projetos internos.“Continuamos apoiando as aspirações da Libra e esperamos continuar o diálogo sobre formas com que poderemos trabalhar em conjunto no futuro”, foi o comentário feito pela PayPal ao anunciar sua saída do grupo.

O portal de tecnologia Techcrunch compartilhou a mensagem enviada pela Libra Association após a saída do Paypal. De acordo com a nota, “A jornada será longa e desafiadora. O tipo de mudança que reconfigurará o sistema financeiro para se voltar às pessoas, e não às instituições que o servem, será difícil. O compromisso com essa missão é mais importante para nós do que qualquer outra coisa. É melhor sabermos sobre essa falta de compromisso agora do que mais tarde.”

O PayPal é a primeira marca do mercado financeiro a deixar a associação, sendo que o anúncio foi realizado dias após a Bloomberg publicar uma reportagem informando que as companhias de pagamento estariam indecisas em prosseguir com o projeto, devido a pressões de órgãos governamentais e uma suposta falta se informações mais detalhadas por parte do Facebook.

Até o fechamento desta matéria, as demais empresas que anunciaram a parceria com a rede social (como Visa, Mastercard e Mercado Pago), não se posicionaram contra ou a favor do projeto.

Vozes contrárias

Antes do Paypal anunciar sua saída da associação, o jornal francês Les Echos publicou entrevista na qual Tim Cook, CEO da Apple, criticava a iniciativa.

“Realmente acredito que [a gestão de] uma moeda deva ficar nas mãos dos países. Não  fico confortável com a ideia de um grupo privado criando uma moeda concorrente. Uma empresa privada não deveria buscar poder desta maneira.”

Não é somente o executivo da Maçã que pensa dessa forma: o executivo (e apresentador) Mark Cuban já classificou a moeda digital como “perigosa” e os governos da França e Alemanha já declararam que pretendem bloquear o uso da Libra dentro do seus territórios.

Anunciada em junho como parte integrante da Calibra, subsidiária do Facebook para o setor de pagamentos, a criptomoeda Libra seria utilizada como meio de pagamento para transações dentro e fora da rede social. Levando em conta que a plataforma é visitada por 2 bilhões de pessoas mensalmente, a Libra teria condições de se transformar em uma moeda realmente importante dentro do cenário econômico.

Com a saída do Paypal da operação e as ressalvas de pessoas e governos importantes no mercado global, resta acompanhar como serão os próximos passos dados pelo grupo.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.