Paulo Guedes defende criação de novo imposto sobre transações digitais

Governo estuda incluir novo imposto na reforma tributária. Cobrança poderia ser realizada sobre transações realizadas por apps e internet banking

Author Photo
6:00 pm - 19 de dezembro de 2019

O governo estaria estudando a cobrança de um imposto sobre transações financeiras feitas por meios digitais. Isso incluiria as transações realizadas por aplicativos de celular e internet banking.

Essa possibilidade foi defendida pelo ministro da economia Paulo Guedes que, na quarta-feira (18), afirmou que o governo estuda incluir um possível novo imposto na reforma tributária.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, Guedes argumenta a cobrança do novo imposto devido a ascensão das transações por meios digitais e instantâneos.

“A ideia de tributar não só consumo e renda, mas também transações, era uma ideia que nós consideramos desde o início. Nunca foi a CPMF. Sempre foi tributo sobre transações”, disse. “O Brasil daqui um ano vai poder fazer um monte de transação pelo celular. Você não vai mais nem passar em banco, você vai pegar o celular, encostar no do outro cara e transferir dinheiro de um para o outro. Então, como é que você vai tributar essa transação, essa transação digital? Você precisa de algum imposto. Tem que ter um imposto que tribute essa transação digital. Então, nós estamos procurando essa base”, destacou o ministro.

Guedes, entretanto, disse que não se trataria de um imposto igual à extinta CPMF. “A CPMF virou um imposto maldito. O presidente falou que não quer esse troço. Se ninguém quer, CPMF não existe”, acrescentou.

Ainda segundo o ministro, a criação de um novo imposto seria uma forma de compensar uma futura redução do encargo trabalhista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.