Patricia Peck: Após atraso causado pela pandemia, é hora de retomar projetos de LGPD

Em entrevista especial ao IT Forum, CEO do Peck Advogados e conselheira titular no Conselho Nacional de Proteção de Dados falou sobre desafios da LGPD

Author Photo
10:30 am - 14 de julho de 2022
patricia peck

Para 68% dos CIOs de grandes empresas que atuam no Brasil, as adequações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ainda são um desafio a ser resolvido. Isso é o que revela a mais recente edição do ‘Antes da TI, A Estratégia‘, estudo anual da IT Mídia que avalia as necessidades e demandas que guiam os investimentos e expectativas dos gestores de TI.

O cenário é preocupante. A LGPD prevê multas para organizações que descumprirem suas regras e, em dois anos de sua vigência, já acumula mais de 5,5 mil denúncias sobre possíveis violações junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Em entrevista especial ao IT Forum – que será dividia em duas partes – Patricia Peck, especialista em direito digital, CEO do escritório Peck Advogados e conselheira titular no Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD), atribuiu o cenário às mudanças nos fluxos de trabalho e tratamento de dados causados pela pandemia.

“Em 2020 começa a pandemia e os próprios CIOs tiveram que se ocupar com uma transformação digital acelerada para os negócios não pararem. Foi um grande impacto para muitos setores”, disse. “Mas já estamos no ano fiscalizatório. Já que estamos com esse atraso, vamos priorizar [a LGPD]”. Confira a primeira parte da entrevista abaixo!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.