Participação de mulheres em conselhos aumenta, mas ainda é baixa

Segundo levantamento da Korn Ferry, apenas 16% das mulheres ocupavam cadeiras em conselhos em 2021

Author Photo
1:25 pm - 07 de agosto de 2022

O percentual de mulheres nos conselhos de administração teve um tímido aumento de 2020 para 2021, apontou um levantamento feito pela Korn Ferry. Segundo a consultoria, a participação passou de 13% para 16%.

Entretanto, quando considerado apenas conselheiros independentes a participação de mulheres é maior, 21%, em 2020 eram 18%. Uma evolução similar é a presença feminina como C-level, que aumentou de 14% para 18% no mesmo período.

Leia também: Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar ‘tendências’ e ‘modas’ na tecnologia

Os dados da Korn Ferry mostram ainda que a porcentagem de mulheres nos conselhos aumentou ou ficou estável em todos os setores e os que mais possuem a presença feminina são os de bens de consumo (21%), infraestrutura/utilities (21%) e tecnologia/comunicação (20%).

Na anállise de Jorge Maluf, sócio sênior da Korn Ferry, o aumento da quantidade de mulheres nas diretorias das companhias reflete na participação de mais mulheres com experiência de assumir posições em conselhos.

“As empresas estão percebendo que precisam mostrar para a sociedade, para os investidores, que estão tendo um olhar mais atento para as questões de diversidade, avançando nessa pauta de forma efetiva. Os comitês de governança das companhias têm cobrado isso e os investidores mesmo que não estejam ativamente cobrando, estão perguntando sobre o tema. As empresas estão construindo ações importantes de diversidade e o conselho tem que dar o exemplo”, destacou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.