Paris Filmes adota chatbots para criar nova forma de interação com filmes

Tecnologia implementada pela parceria da Zenvia com a A2C gerou mais interação e engajamento para as produções

Author Photo
5:33 pm - 01 de outubro de 2018

Publicidade e conteúdos em veículos de comunicação e nas redes sociais, geralmente, são tudo o que os cinéfilos têm à disposição para interagir com um filme em cartaz antes que corram às salas de cinemas. Para mudar isso, a empresa de transformação de marcas e negócios A2C e a Zenvia se uniram para levar a realidade da interação por chatbots à Paris Filmes, empresa brasileira que atua em distribuição, produção e exibição de filmes.

A estratégia foi aplicada para três filmes: “Mulheres alteradas”, com as atrizes Deborah Secco, Alessandra Negrini, Maria Casadevall e Monica Iozzi no elenco; “Uma quase dupla”, comédia com Tatá Werneck e Cauã Reymond; e “Meu ex é um espião”, com Mila Kunis e Justin Theroux nos papéis principais. O chatbot teve como plataforma o Facebook, canal preferido pelo público das películas.

“Para a Paris Filmes, o chatbot é uma maneira de fazer com que o usuário se sinta no universo que está sendo divulgado, aproximando-o de nomes como Tatá Werneck e Mila Kunis, em uma plataforma que ele já utiliza no dia a dia, como é o Facebook Messenger”, avaliam Alessandro Vicente e Bárbara Miranda, respectivamente coordenadores de mídia e conteúdo na Paris Filmes.

O resultado? Interação e engajamento comprovados. “Conseguimos responder, em tempo real e com conteúdo bem pensado, o que talvez não seria possível sem a automatização. Vimos pessoas entretidas e interagindo com a temática do filme que estávamos divulgando. Consideramos o resultado positivo pela conexão com o seguidor da página”, destacam Alessandro e Bárbara.

Diante disso, em breve, as três empresas devem estar juntas novamente. O projeto deve incluir novos filmes e até novos tipos de interação, como jogos.

Programa de parcerias

A A2C foi a primeira empresa de comunicação a entrar no programa de parcerias que a Zenvia está estabelecendo com os grandes players do mercado. “Algo tão inerente ao ser humano, como é a comunicação, não poderia ficar fora do nosso propósito de simplificar o mundo por meio de conversas inteligentes. O start com a A2C foi bastante positivo. É o primeiro passo, mas já nos mostra que nossa iniciativa está madura para trazer resultados sólidos e aprendizado contínuo”, conta Fábio Matias, diretor de Negócios na Zenvia.

O analista de Negócios da A2C, Rodrigo Sensever, corrobora a visão de Matias. Para ele, a parceria só foi possível porque a Zenvia entendeu as necessidades da empresa e do cliente de forma completa. “Nos chamou a atenção a proposta de proximidade entre as equipes e a disponibilidade da Zenvia em abrir a plataforma para testes e uso mais especializado, com uma funcionalidade que não constava no modelo de testes da plataforma, mas foi implementada. No momento em que buscamos testar novas ideias e possibilidades, tem sido muito importante a troca de informações entre os criativos e a equipe da Zenvia”, afirma.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.