Empreendedor ou decisor: pare de usar a IA para seguir a moda e foque no crescimento do seu negócio

A adoção errada da IA pode estar virando bolha e sabemos que toda bolha, uma hora, explode. 

Author Photo
4:00 pm - 05 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Este não é mais um artigo que vai teorizar o futuro do nosso mundo com adoção de IA. Também não é um texto para lhe convencer que você deve dar atenção prioritária neste tema. Estou assumindo que você que está lendo neste momento já sabe da importância da inteligência artificial nos negócios. Também gostaria de destacar que nenhuma palavra deste artigo foi gerada por IA! 

Se você é um empreendedor ou está próximo do decisor em qualquer que seja o negócio, já está impactado com o avanço da tecnologia, que vem otimizando performance e simulando as pessoas reais com, em alguns casos, mais eficiência.   

O olhar inteiro na empresa é um desafio e tanto que o empreendedor, desde sempre, teve que se preocupar, mas agora você tem uma ferramenta de apoio. Uma ferramenta que pode nos ajudar em todas as áreas da nossa empresa, e que tem o potencial de contribuir para qualquer segmento do nosso negócio. É assim que os empreendedores ou decisores exclusivamente devem se relacionar com a IA.  

Leia também: “Queremos uma aterrissagem forte no Brasil”: Globant inaugura AppHaus e projeta expansão na América Latina

Tenho feito cada vez mais reuniões nas quais se deseja implantar inteligência artificial, mas sem ter aplicado a inteligência humana nessa decisão. Perguntas simples e antigas como: “Por quê?”, “O que vamos ganhar com isso?” e “Como?” não são respondidas e, portanto, a aplicação desta tecnologia tem baixíssima performance, e acaba não entregando os resultados prometidos.  

Assim, devemos inicialmente pegar um papel e uma caneta, que vão nos custar uma dezena de reais, para entender se precisamos mesmo investir milhares de reais nisso. É óbvio que eu quero que você adote a IA na sua empresa, mas para mim o fundamental é que você seja o maior beneficiado desse movimento, e para obtermos resultados significativos, devemos definir estratégias que façam sentido para o crescimento do negócio. 

A IA pode nos ajudar reduzindo custos, aumentando nossas vendas, melhorando market share, otimizando indicadores, e inclusive pode fazer tudo isso ao mesmo tempo, mas para isso, é preciso fazer todo o planejamento necessário. Não existe uma IA única, existe uma plataforma de inteligência artificial da nossa companhia que atua em diversas frentes, cada uma delas com a sua missão e os seus objetivos.  

Por isso, quando ajudo os meus clientes a implantarem IA em suas empresas, não escolho apenas um único produto de IA que lhes resolva questões pontuais, mas sim uma plataforma inteira. Esse conjunto de soluções, feito sob medida para cada operação, analisa os dados e as informações geradas pelo seu negócio, para que assim possa realmente contribuir em várias (todas?) as áreas e divisões da sua empresa. 

Vamos fazer um exercício rápido para entender se a IA pode ajudar mesmo em tudo que você faz no seu dia a dia: 

  • Marketing com geração de conteúdo e decisões de impulsionamento das redes sociais: sim, a IA pode otimizar essa área. 
  • Gerenciamento de estoque e atualização de SKUs dos seus produtos: a IA pode ajudar muito nisso. 
  • Relatórios contábeis e financeiros de resultados da sua performance: a IA pode otimizar e melhorar o desempenho. 
  • Qualificar Leads e oportunidades para liberar seu tempo para o que realmente é importante: a IA é muito eficiente nessas tarefas.  
  • Atendimento ao cliente, algo que sempre consome bastante tempo: a IA pode ajudar, com chatbots cada vez mais eficientes  
  • Análise de risco em novos negócios: a IA pode fazer análises com agilidade e eficácia. 
  • Melhoria em processos internos de relacionamento entre as diversas áreas: sim, quando bem usada, a IA tem o potencial de unir a sua empresa. 
  • Melhoria na experiência do cliente: a IA pode ajudar muito nisso, a partir de uma análise dos dados de cada cliente. 
  • Otimização de rota: a IA pode ajudar com brainstorms sobre estratégia. 
  • Definir o que desejo para minha companhia: aqui chegamos a um ponto fundamental. A IA até pode ajudar, mas não deveria. Volte para seu papel e caneta. 

Os exemplos são muitos, e por isso defendo cada vez a ideia entre meus pares e concorrentes da área de tecnologia, de que a aplicação da IA nas empresas deve ocorrer em uma plataforma inteira e abranger mais do que o próprio contratante inicialmente gostaria, pois assim podemos de fato realizar todo potencial da inteligência artificial, sem que ela fique limitada a um propósito específico. 

Não invista em IA porque está na moda, não invista pelo hype, ou simplesmente para se tornar uma empresa mais tecnológica, invista para o crescimento dos seus negócios, e o aumento da agilidade e eficiência das suas operações. Qualquer conselho fora disso, não dê ouvidos, pois você tem mais o que fazer. 

Certifique-se que você está cercado de especialistas e empresas que não estão presos a um produto de uma companhia específica, mas que possam aplicar, adaptar e desenvolver a melhor solução para a sua empresa, mesmo que ela não exista na prateleira. Soluções prontas funcionam para muitos casos individuais, mas muitas vezes seu negócio precisa de algo que ainda não existe, isso se chama inovação.  

A adoção errada da IA pode estar virando bolha e sabemos que toda bolha, uma hora, explode. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Carlos Tabosa

VP da Opah TI

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.