Parceira da Intel lança ferramenta para frear extinção de pinguins

Gramener, que faz parte do Intel AI Builder, desenvolveu solução baseada em inteligência artificial para combater a extinção dos animais

Author Photo
5:10 pm - 20 de janeiro de 2020
Estudantes dos EUA criam prótese 3D para pinguim voltar a andar

A Gramener, empresa membro do Intel AI Builder, desenvolveu uma solução para combater a extinção de pinguins na Antártida. A tecnologia permite realizar uma contagem precisa das populações de pinguins utilizando visão computacional, trazendo mais precisão e maior rapidez.

Naveen Gattu, COO e co-fundador da Gramener, destaca a importância de compreender o impacto nas populações de pinguins da Antártida. “Acreditamos que a IA tem o poder de ajudar os pesquisadores na identificação das causas desse declínio e estamos felizes em usar as tecnologias de IA da Intel para aplicações de impacto social”, disse.

intel ai builder gramener

Levantamento de 2019 do British Antartic Survey apontou que, nos últimos três anos, a maior colônia de pinguins-imperadores do mundo sofreu problemas de reprodução. Além disso, esteve vulnerável às mudanças climáticas; a previsão é de que podem praticamente desaparecer até 2100, se medidas eficazes não forem tomadas.

Para montar o projeto, a Gramener usou um conjunto de dados de imagens das colônicas obtido pelo Penguin Watch Project de mais de 40 locais. Como parceira, a iniciativa AI for Earth, da Microsoft, ajuda a treinar um modelo de deep learning para contar os pinguins.

O método é baseado na densidade dos grupos de pinguins. O novo método ajuda na contagem manual com base em fotografias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.