Paraná aposta em bancada digital para fortalecer setor de TIC

Em busca da consolidação como um dos principais polos de tecnologia do Brasil, o Estado do Paraná quer potencializar cada vez mais o canal direto entre empresas do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e o poder público.

Durante abertura do Paraná TIC 2017, na última quarta-feira (26/07), principal evento do setor a nível estadual, a recém-criada bancada digital foi assunto praticamente unânime no depoimento das autoridades presentes.

Participaram da cerimônia, em Foz do Iguaçu (PR), nomes como Jeovani Salomão, presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) Nacional; Evandro Razzoto, Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; o deputado federal Alex Canziani (PTB); Rodrigo Martins, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep); o deputado estadual Guto Silva (PSD), além de Adriano Krzyuy, presidente da Assespro Paraná.

Os dois últimos têm desempenhado funções de destaque no movimento, oficialmente denominado Frente Parlamentar de Tecnologia da Informação e Comunicações. Silva liderou a formação da bancada, enquanto a Assespro regional no Paraná é o “motor” dos debates e temas. “O foco é ouvir a demanda das empresas e das associações para que a bancada digital funcione com o poder público sendo demandado pela governança”, comenta Silva, em entrevista ao IT Forum 365.

O setor de TIC paranaense está entre os cinco maiores do País, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Segundo a Assespro, o Paraná lidera no quesito qualificação do processo de melhoria de software, ultrapassando os paulistas em 2016. A estimativa é que o setor gere atualmente cerca de 18 mil empregos, distribuídos em diversas partes do estado. O salário médio na área de TI no Paraná é de R$ 3.348,11, 37,3% maior que a média do Estado (R$ 2.438,35), de acordo com o Ministério do Trabalho.

Entenda a Frente

Krzyuy explica que a bancada digital, criada em dezembro de 2016, surgiu a partir de uma demanda do setor de TI do Paraná, semelhante a outras bancadas de outros setores. Sua proposta era mobilizar os deputados estaduais sobre as necessidades do setor em um período que a tecnologia ganha cada vez mais importância para diversas indústrias. São 21 deputados participando, pouco mais de um terço do total de parlamentares, 54.

“O objetivo é que deputados defendam o setor e proponham legislações específicas em âmbito estadual para potencializar a transformação digital que passa o mundo”, resume Krzyuy.

Silva diz que, ao mesmo tempo em que a bancada funciona para que não surjam outras leis que prejudiquem o setor de tecnologia, ela trabalha como um filtro. “Tem esse trabalho ativo, de propor leis, e também de conter leis que possam prejudicar o segmento.”

Demandas

A primeira demanda que a Frente tem trabalhado, segundo Krzyuy, é em relação à adequação da Lei de Inovação Estadual. A ideia é que ela possa entrar em sintonia com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, conhecido como Marco Legal da Inovação, criado no ano passado. “A Lei de Inovação do Paraná é de 2012, anterior à data da nova Lei de Inovação no Marco Federal. Essa é uma primeira demanda, ou seja, a lei estadual caminhar junto com o marco legal”, conta.

A intenção é evitar brechas para inovações. O presidente da Assespro Paraná cita disrupções recentes como Airbnb e Uber. “Nas discussões sobre inovações, o foco é que os deputados estejam cientes de que a tecnologia é disruptiva na economia. Não colocar brechas, mas sim utilizar a inovação como meio de desenvolvimento econômico social.”

Em outras palavras, sensibilizar os deputados sobre inovações que estejam trazendo retorno para a sociedade. “Conscientizar sobre a importância da tecnologia e de forma que o governo não interfira, mas contribua para que a inovação entre realmente e efetivamente no dia a dia da sociedade”, completa Silva.

Outra frente que o comitê pretende atuar é no incentivo a eventos para fortalecer o setor. Um exemplo é o próprio Paraná TIC, que teve atuação da bancada para buscar apoio.

*O jornalista viajou a Foz do Iguaçu (PR) a convite da Assespro Paraná

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago