Para lidar com escassez, líderes de TI estão treinando pessoal de outras áreas

Uma pesquisa feita pela Equinix e divulgada essa semana revelou que os líderes globais de TI têm sérias preocupações com a retenção e recrutamento de funcionários. De acordo com a Pesquisa Global Tech Trends 2022, 62% dos tomadores de decisão de TI globais e 61% dos executivos brasileiros veem a escassez de pessoal com competências em tecnologia como uma das principais ameaças aos seus negócios. Para contornar o problema, as empresas, incluindo a Equinix, estão procurando ampliar o grupo de talentos, trazendo candidatos mais diversos por meio de alternativas de recrutamento.

Os 2.900 entrevistados na pesquisa reconheceram que a velocidade com que o setor de tecnologia está se transformando dificulta a busca por pessoas com os conjuntos de competências certos para enfrentar desafios presentes e futuros.

As preocupações mais comuns no Brasil são candidatos com competências incompatíveis para a vaga (54%) e a expectativa quanto ao modelo de trabalho (49%). Os colaboradores de tecnologia mais procurados no país são técnicos de TI (42%), especialistas em IA/machine learning (29%) e em cloud computing (28%). Outros déficits de competências incluem análise de dados (22%) e análise de segurança (21%).

Os líderes de TI preveem que as lacunas nas competências de tecnologia permanecerão semelhantes no futuro, com IA/machine learning e funções relacionadas à segurança se tornando ainda mais proeminentes.

Reskilling

Em resposta à escassez de competências, muitas empresas estão trabalhando para a requalificação de pessoas de outras áreas. De fato, 79% dos entrevistados no Brasil disseram que requalificam trabalhadores de setores semelhantes, enquanto 23% estão tentando reforçar a sua equipe com pessoas de setores não relacionados.

Com demissões e licenças levando os trabalhadores a procurar oportunidades para aumentar as suas competências, empresas de tecnologia que oferecem treinamento e desenvolvimento podem estar mais bem posicionadas para atrair talentos.

Os trabalhadores requalificados em geral vêm das áreas de suporte à administração (38%), estão retornando ao trabalho após um período de ausência, como a criação dos filhos (37%), ou eram da manufatura (35%). Esses colaboradores tendem a ajudar as empresas a preencher as lacunas atuando como técnicos de TI (78%), em análise de dados (42%) e em funções de cloud computing (40%).

O estudo pode ser baixado gratuitamente (em inglês) nesse link.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

16 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

18 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

18 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

21 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

22 horas ago