Para HP Inc, proposta da Xerox ainda não atende interesse de acionistas
Em carta divulgada, conselho da HP reitera que está aberto a propostas que apresentem “valor a longo prazo”
A HP Inc emitiu uma carta na quarta (08) afirmando que a negativa da empresa em aceitar uma fusão com a Xerox não está relacionada a fatores financeiros. A mensagem foi uma resposta ao anúncio feito na segunda (06), no qual a companhia comandada por John Visentin comunicou ter garantido US$ 24 bilhões com bancos, como forma de comprometimento com a oferta formalizada em novembro.
De acordo com a nota publicada em seu site, a HP Inc. explicou que a garantia financeira não resolve o principal fator que, de acordo com o conselho, estaria travando as negociações: o fato de que uma aquisição pela Xerox poderia diminuir o valor da HP. Por isso, a empresa não faria mais comentários sobre o tema.
- Leia na IT Trends
Conheça as 10 habilidades tecnológicas mais procuradas pelas empresas
Competência fluida: o que é e o que tem a ver com a tecnologia
Apesar da negativa, o documento afirma que o conselho continua disponível para propostas que resultem em “ valor sustentável a longo prazo para os acionistas da HP.”
E a saga continua
Desde o final do ano passado, a Xerox busca um acordo de negociação com a HP Inc, divisão responsável pela fabricação e venda das impressoras para o grande público. Com um modelo de negócios que abrange o mesmo produto, mas focado em empresas, a Xerox entende que a união das duas marcas fortaleceria o negócio de ambas.
Porém, o board a HP Inc. Vem negando insistentemente as propostas apresentadas, argumentando principalmente que uma aquisição poderia prejudicar seus negócios. Especialmente, caso a Xerox acabasse se endividando com a compra e não conseguisse realizar uma boa administração das duas marcas.
Desde o final de dezembro, a Xerox vem falando separadamente com acionistas para reunir uma parcela de apoiadores capaz de influenciar na decisão. Ao anunciar a obtenção dos US$ 24 bilhões, a empresa afirmou que a ação atendia a um dos principais pedidos feitos por esse público.